Marília

Quem ganhou mais: Nike ou Michael Jordan?

Quem ganhou mais: Nike ou Michael Jordan?

Fechar um bom negócio é muito bom, agora imagine só, sua mãe fechar um dos melhores acordos de sua carreira e ainda ajudar uma marca a se destacar e se tornar uma das maiores do segmento. Você já sabe de quem estamos falando? Hoje vamos falar sobre o Nike Air Jordan e Michael Jordan.

Quando falamos em calçados de performance e com tecnologia, além de um visual bacana, a Nike com certeza é uma das marcas que logo nos vem à cabeça, mas nem sempre foi assim.

No começo dos anos 80, nos Estados Unidos, a Nike ainda uma iniciante no mundo dos esportes estava procurando um atleta para ser o embaixador da marca. Seu foco até então era o atletismo, onde se destacava por conta de sua tecnologia, entretanto, os olhos dos americanos estavam voltados a um esporte que estava se tornando cada vez mais popular, o basquete, onde as marcas dominantes eram o All Star ´por conta do Chuck Taylor e a Adidas que tinha como seu ícone o jogador Magic Johnson.

Havia um calouro que estava se destacando muito no college; Michael Jordan.

O designer de tênis Peter Moore fez um modelo único, com a tecnologia Air e com um logo com asas, a qual trazia como referência as jogadas em que Jordan realizava onde flutuava no ar, e que é conhecida por todo o mundo até hoje. Porém, apenas um tênis exclusivo e um valor fixo anual não foram o bastante para que Michael Jordan fechasse acordo com a Nike. Nesse momento entra em ação Deloris Jordan, propondo a Nike além do valor pagos anualmente, uma porcentagem vitalícia de 2% sobre todas as vendas da linha a qual herdaria o nome de seu filho.

Os executivos da marca questionaram o porquê dessa oferta visto que Michael era apenas uma jovem promessa, mas Deloris sabia do potencial de seu filho e afirmou que ele seria o maior jogador de todos os tempos.

Eu abro um parêntese aqui para falarmos sobre a confiança que temos que depositar em nossos produtos ou serviços. Se você sabe do seu potencial ou do potencial do seu produto ou marca, crie estratégias para que ele seja visto e mostre o quanto ele pode mudar a vida das pessoas ou empresas que comprarem ou o adquirem. Ninguém pode acreditar mais no seu produto ou serviço do que você mesmo.

Voltando a história, o acordo foi fechado, e com o desempenho que Michael Jordan teve nas quadras no primeiro ano o Air Jordan vendeu mais de 55 milhões de dólares e os valores foram aumentando ao passar dos anos com os novos modelos que foram surgindo.

Disso, tiramos o seguinte: a importância de buscar parcerias de sucesso, mas sempre pensando na melhor estratégia comercial, pois podemos ditar por um simples acordo, o futuro bilionário de nossa empresa e sermos mais um case de sucesso no mundo dos negócios assim como é o lendário tênis Air Jordan.

Neste contexto, temos uma conclusão de que apesar de parecer óbvia, muitas empresas ainda têm receio: a importância de traçar estratégias outbox, ou seja, arriscar com outras ferramentas de marketing. Hoje mais do que nunca, graças ao enorme alcance das redes sociais, parcerias de sucesso tem sido um grande facilitador para exponenciar uma marca ou produto, claro que, parcerias estratégicas e seguramente estudadas e negociadas, para que não seja apenas um patrocínio sem resultados.