Esportes

De ‘revirada’, MAC vence Mirassol, derruba tabu e segue na Copa Paulista

De ‘revirada’, MAC vence Mirassol, derruba tabu e segue na Copa Paulista

Em atuação histórica na manhã deste domingo (3), com direito a ‘revirada’, o Marília Atlético Clube (MAC) derrotou o Mirassol por 3 a 2, em Mirassol (SP) e arrancou sua classificação à 2ª fase da Copa Paulista.

De quebra, o alviceleste derrubou um tabu de 19 anos sem vencer o rival, que se despediu da competição caindo pela primeira vez em casa. O Tigre, por sua vez, comprovou ser fatal como visitante: em cinco jogos, empatou um e venceu o quarto.

Classificado como segundo melhor do Grupo 1 e sétimo na classificação geral, o Marília enfrentará o São José no ‘mata-mata’ das quartas-de-final. Os demais confrontos serão Grêmio Prudente (8º) x Portuguesa (1º), Juventus (6º) x XV de Piracicaba (3º) e Portuguesa Santista (4º) x Noroeste (5º).

Segundo o regulamento, os times posicionados da 5ª à 8ª posição (incluso o MAC), fazem o primeiro jogo em casa e o decisivo fora. As datas e horários serão confirmados nesta segunda (4) pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O JOGO

Empilhado de atacantes do meio de campo pra frente e debaixo de um calor inicial de 27 graus centígrados, o Marília arriscou a primeira ao gol ainda aos dois minutos com chute rasteiro de João Marcos.

Christian, ex-MAC, respondeu com chute de voleio da entrada da área, aos 5. No contra-ataque, o alviceleste estufou as redes. Aos 7, Aslen recebeu passe de cabeças de Léo Castro e, livre, bateu firme para abrir o placar: 1 a 0.

O resultado parcial classificava o Marília e eliminava o Mirassol, que partiu pra cima. E o MAC reagia no contra-ataque. Aos 17, Murilo tabelou, recebeu na frente, mas teve que resolver na jogada no carrinho, atingindo o goleiro.

Aos 22, o Mirassol só não empatou em cabeceio de Renan porque André Luiz foi providencial. Em Sorocaba, o São Bento abria o placar contra o Grêmio Prudente e pavimentava ainda mais a classificação maqueana.

Aos 30 minutos, a parada técnica obrigatória para refrescar as equipes que seguiam sob 28 graus. Mal a bola começou a rolar novamente, o Mirassol chegou ao empate. Cristian recebeu livre e só tocou sobre André Luiz: 1 a 1.

O empate devolvia o Marília à quarta posição e o Mirassol, à segunda. O cenário piorou aos 40. O ex-maqueano Camilo virou o placar com direito a um gol olímpico – o segundo seguido sofrido pelo MAC nesta Copa Paulista.

Ainda nos acréscimos, o Marília buscou o empate. João Lucas cruzou rasteiro da esquerda e João Marcos escorou para o gol: 2 a 2. O resultado mantinha o Tigre fora da zona de classificação, mas diminuía o prejuízo à etapa final.

Sob 30 graus (e subindo), o Marília reiniciou sua busca pela vitória – única alternativa à eliminação ainda na primeira fase. Ao Mirassol bastava manter o empate. Mas o jogo seguiu aberto para ambos.

Em Sorocaba (SP), o Grêmio Prudente chegava ao empate – o que ainda interferia na vida do Marília, desde que anotasse mais um gol. E que golaço! Aos 11, João Lucas bateu de fora da área, sem chance para Darley. Revirada maqueana: 3 a 2.

De volta à segunda vaga do Grupo 1, o Marília ficou de novo sob bombardeio do Leão que, por sua vez, era o eliminado do momento. Aos 16, Camilo cobrou falta frontal e André Luiz se esticou no canto direito para defender.

Se já estava difícil suportar as investidas do Mirassol com 11, ficou ainda mais difícil a partir dos 22. Danilo levou o segundo amarelo, o vermelho e deixou o alviceleste no sufoco. Corrêa sacou os atacantes Aslen e João Marcos e reorganizou a defesa.

Enquanto isso, o São Bento marcava o segundo e favorecia o Marília. Veio a nova parada técnica (sob 31 graus) e a expectativa era de que, apesar da desvantagem numérica, o MAC não tivesse o ‘apagão’ do primeiro tempo.

Mas o Tigre foi se segurando como podia, muito embora o Mirassol já estivesse com a mesma energia de antes. Aos 42, Kauan espanou para fora, dentro da pequena área e perdeu a oportunidade do empate.

O Grêmio Prudente chegava ao empate em Sorocaba (SP), mas a rodada ainda favorecia o Marília. Já era meio dia quando a arbitragem acrescentou mais sete minutos de jogo, para o sufoco de ambas as torcidas.

Na base do tudo ou nada, o Mirassol congestionou de vez a defesa do Marília. E chegou, enfim, o apito final, aos 52! MAC classificado.

10ª RODADA – DOMINGO (3)

Mirassol 2 x 3 MARÍLIA

São Bento 2 x 2 Grêmio Prudente

Noroeste 3 x 0 Comercial

Portuguesa 2 x 0 São Caetano

EC São Bernardo 0 x 1 Portuguesa Santista

Santo André 0 x 2 São José

XV de Piracicaba 1 x 1 Primavera

Oeste 2 x 2 Red Bull Bragantino

Ponte Preta 1 x 3 Juventus

Ficha técnica:

Mirassol 2 x 3 MARÍLIA

Mirassol: Darley; Heitor, Breno, Reniê e Frank (Wesley); Flávio (Vico), Cedric (Wellington) e Camilo (Miguel); Fernandinho, Cristian e Matheusinho (Kauan). Técnico: Mateus Naneti. MARÍLIA: André Luiz; Felipinho, Luizão, Régis Potiguar e Danilo; Gabriel Rapchan, Aslen (Caíque), Maurilo (Kaio Wilker) e João Lucas (Tulio); Léo Castro (Elias) e João Marcos (Nando). Técnico: Rogério Corrêa. Arbitragem: João Vitor Gobi, auxiliado por Diogo Cruz Freire e Gabriel Alexandre Tostes Fleming. Cartões amarelos: Camilo, Miguel e Fernandinho (Mirassol) e Murilo e Danilo (Marília). Local: estádio municipal “José Maria de Campos Maia”, em Mirassol (SP), neste domingo.