Mulher

Remoção manual de preenchimento labial ganha destaque na internet

Reprodução/vídeo Vídeo mostra remoção de preenchimento como se fosse uma espinha
Reprodução/vídeo Vídeo mostra remoção de preenchimento como se fosse uma espinha


Um vídeo que mostra a remoção manual de preenchimento de ácido hialurônico nos lábios se tornou viral nas redes sociais na última semana. No vídeo, que já foi tirado do ar, uma profissional cria um pequeno orifício em áreas onde o material preenchedor está mais superficialmente presente nos lábios e, em seguida, pressiona o local para extrair o produto de forma mecânica. As imagens chamaram a atenção e rapidamente levantaram questões sobre a segurança desse procedimento na comunidade online.

Embora possa parecer uma técnica inofensiva, uma análise mais aprofundada revela que esta não é a maneira mais segura de realizar a remoção, como explicou o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo ele, “a remoção do ácido hialurônico deve ser realizada por um profissional qualificado, como um dermatologista ou cirurgião plástico, devido à necessidade de experiência e técnicas específicas. Não se trata de um procedimento que pode ser executado manualmente, como a retirada de um adesivo, uma vez que o ácido hialurônico é injetado sob a pele”.

Lucas Miranda destacou que as técnicas de remoção do ácido hialurônico variam de acordo com cada caso, levando em consideração a quantidade de preenchedor utilizado e a área tratada. Ele explicou que o profissional “pode optar por utilizar hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico. Nesse caso, a hialuronidase é injetada na área do preenchimento para acelerar sua dissolução. Também é possível realizar a aspiração com agulha, onde o preenchimento é retirado com uma agulha fina”. Por fim, segundo o dermatologista, outra alternativa é aguardar a absorção natural, uma vez que o ácido hialurônico é gradualmente absorvido pelo corpo ao longo do tempo, sendo, em alguns casos, preferível esperar por essa absorção completa.

Lucas Miranda enfatizou que, em geral, a remoção é um processo mais simples do que a aplicação do preenchimento, e os pacientes costumam retomar suas atividades normais em pouco tempo. No entanto, ele fez um alerta importante: “É essencial buscar um profissional qualificado para realizar a remoção, garantindo que seja conduzida por um médico experiente, pois as técnicas e os produtos utilizados podem variar dependendo da situação.”

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher