Marília

Marília sanciona leis para doar áreas à Fatec, Etec e nova escola; espera Estado

Marília sanciona leis para doar áreas à Fatec, Etec e nova escola; espera Estado

O Diário Oficial de Marília publicou nesta quarta-feira leis sancionadas pelo prefeito Daniel Alonso para doar áreas ao governo do Estado e permitir construção de um centro para abrigar as unidades da Fatec e Etec da cidade além de espaço para nova escola estadual no bairro Maracá, ao lado do distrito de Padre Nóbrega.

As duas propostas foram aprovadas pela Câmara da cidade na segunda-feira em iniciativas que envolvem previsão de investimentos até inseridos no governo do Estado, mas que dependem agora da liberação dos recursos e medidas de contratação das obras,

No caso da Fatec e Etec, a construção pode ter investimento a partir de R$ 30 milhões – valor inserido no orçamento em 2022 para execução neste ano -. A projeção de gasto precisa ser replicada para o orçamento do próximo ano e mobilizar a gestão do Centro Paula Souza, gestor das duas instituições.

A área doada, com 7,3 milm², ocupa dois lotes no bairro Salgado Filho, com acesso fácil à rodovia do Contorno, em espaço que permite a instalação das sedes e ponto estratégico para receber alunos da região.

O terreno chegou a ser direcionado para sede da Polícia federal e de um novo prédio do legislativo antes da possibilidade de ocupação pelos cursos técnicos e de tecnologia, que oferecem formação profissional de forma gratuita.

Prevê que as atividades educacionais sejam iniciadas no local em até dois anos após o registro da escritura com transferência ao Estado.

Já o terreno para a nova escola estadual vai receber área ainda maior – 9.497,32M² – em área institucional do bairro. 

Segundo o projeto que gerou a lei, a escola deve atender em torno de 800 alunos do Maracá, Montana, Trieste Cavichioli e Padre Nóbrega que hoje dependem de longos deslocamentos até outras unidades.