Marília

Luto - Morre em Marília Izabel Hiroko Takitane, pioneira em atendimento social

Luto - Morre em Marília Izabel Hiroko Takitane, pioneira em atendimento social

Izabel Hiroko Takitane, pioneira em projetos de ação social e fundadora do Lions Clube de Marília na década de 50, faleceu em Marília aos 90 anos e recebe homenagens nesta segunda-feira.

Nascida em Echaporã em julho de 1933, Hiroko Takitane era filha de Keizo e Michiko Tanabe, fazendeiros que mudaram para Marília e montaram o bazar central. O objetivo: garantir educação dos seis filhos.

Hiroko, com pouco menos de 1,70m, logo se apaixonou também por basquete e chegou ao time principal da cidade como pivô, apesar da altura, algo que compensava pelo esforço e paixão pelo esporte.

Conheceu e casou-se com Shodo Takitane, natural de Cafelândia mas também pioneiro com a família em Marília, com atuação especialmente na produção de algodão em Rosália.

Tiveram dois filhos, Luiz Roberto e Izabel, e pouco depois um temporão, que faleceu aos dez meses. A perda aproximou o casal Takitane da religiosidade e especialmente das ações sociais.

Foram fundadores no Lions Clube da Cidade, do qual ela foi presidente nos anos 1972-1973, e com ele participou em diferentes projetos de assistência e investimento social. Uma marca também de sua vida fora do clube.

Comemorava seus aniversários com muitos bolos que eram distribuídos em asilo. Também pedia a todas as pessoas próximas que os presentes fossem material como produtos de higiene pessoal para doação nestas entidades.

Acompanhou e participou de forma dedica de projetos das Irmãs Franciscanas na cidade, com visitas a creches, asilos, comunidades e famílias em vulnerabilidade social.

Arrecadação e entrega de alimentos, móveis, roupas, utilidades domésticas, remédios foram ações cotidianas neste trabalho, em especial com a Irmã Maria de Canchy, das Missionárias de Marília, outra voluntária que recebeu título de cidadã de Marília.

O velório de Hiroko Takitane é feito na sala Master do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para 17h no Cemitério da Saudade.