Festival Gastronômico cresce com mais sabores, grandes homenagens, ação social e prêmios em Marília

Maior, melhor e sem perder o foco em ação social. A nona edição do Festival Gastronômico de Marília foi apresentada nesta quarta-feira durante evento que celebra receitas exclusivas, nomes de homenageados e chefs da cidade.


Até o dia 29 de outubro o público de Marília e região vai poder experimentar pratos de 18 restaurantes criados exclusivamente para o festival. Em 2022 foram 16 casas. As ofertas podem envolver almoços ou jantares, de acordo com as regras de funcionamento de cada restaurante e vale a pena passar por todos. Siga a lista:


Daruma; Doctor Beer; Pasttini; Dona Elisa; Paris 7; Casa Toscana; La bamba; Fire Garden; Água Doce Cachaçaria; Chaplin Gastronomia e Entretenimento; Café do Lado; Patriota; Bella Cuccina; Sun Valley; Cantina Mamma Mia; Bar do Amorim; Cupim e Bentô Sushi. 


Na abertura oficial, realizada no Sun Valley Marília by Atlantica; Sínval Gruppo, presidente do SinHores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), disse que o evento é fruto de trabalho e dedicação da diretoria da entidade, empresas participantes e do apoio de patrocinadores.


Mas Sinval destacou a atuação de algumas pessoas decisivas para o sucesso, como Doralice dos Santos Doreto, a Dora, gestora no Sindicato que faz tudo na organização, e Gilberto Rossi, consultor e professor na área de publicidade e marketing.


O evento tem apoio de grandes marcas como Sicredi, Life; Comasa; Stella Artois; Necta e Terra Park. Além da prefeitura, tem apoio da Tramontina. Além do Sindicato, a organização tem assinatura do Marília e Região Convention & Visitors Bureau.


O prefeito em exercício, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, esteve no lançamento e elogiou a iniciativa e a dedicação de todos os envolvidos. Destacou que o festival une vários temas de interesse, que vão de boa gastronomia e sabores ao estímulo para economia da cidade.


Os pratos têm preço fixo de R$ 69 em todas as casas participantes e cada prato terá R$ 6 revertidos para duas entidades de atendimento social.


Neste ano as entidades atendidas serão o Gacch (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias) e Amar (Associação Mariliense de Apoio ao Renal Crônico), dois destaques em serviços de sociais com suporte a atendimento em saúde na cidade.


Representantes das duas entidades – Maria Angélica Bonilha Vianna, pelo Gacch, e Marlene Rossi, pela Amar – destacaram a importância do apoio e o atendimento a famílias e acompanhantes de pacientes, especialmente vindos de outras cidades ou em atendimentos pelo SUS.


Há mais boas notícias em cada prato: os consumidores vão participar de concurso cultural e concorrer a prêmios, incluindo estadias pagas no Terra Park Resort, uma megaestrutura de hospedagem e lazer.


Marcelo Diniz, dirigente do Sindicato e um dos entusiasta do projeto, destacou o sucesso do festival que só foi suspenso em função da pandemia de Covid e lembrou que tudo é organizado com equipé e orçamentos reduzidos, o que não tem impedido grandes sucessos e mais de 30 mil pratos vendidos.


“Já pensamos no próximo, o 10º, que será um evento histórico”, destacou. Anunciou ainda a previsão de novos eventos, como festival de comida de boteco, para integrar bares da cidade.

E a versatilidade dos pratos e ideias garante opções para todos os gostos. Culinária brasileira, oriental, italiana, portuguesa e mexicana estão entre as atrações. Cordeiro, carne de porco, filés, massas, muitos legumes, molhos e purês estão entre os sabores para você descobrir.


Adriano Luiz Martins, presidente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), destacou a importância do festival para atrair público da região e incentivar desenvolvimento, empregos, geração e circulação de recursos e renda.


Além das receitas, a escolha pode ser feita por homenageado, história ou marca que você quer prestigiar. Cada restaurante escolhe um nome para o prato – muitos deles entram nos cardápios regulares depois. Quem você gostaria de homenagear com o consumo de um prato especial?


Os nomes vão de instituições, como o Associação Beneficente Hospital Universitária e a Acim ou o ‘café’ de Marília, além de empresas como a rede Tauste Supermercado, a Imobiliária União ou a Shoubai de produtos orientais e muitos nomes reconhecidos na vida da cidade: Milton Tedde; José Cardoso; Valdir Cezar; Márcio Rossini; Aurélio Moral; Dona Santina; Menin; Galbiatti; Shimizu & Alonso; Calu Monteiro; Sinval Gruppo e Carlos Pinto.

Os pratos, as novidades do festival e muito mais estão na conta do evento do Instagram – siga aqui -.