Marília

Dias quentes, baixa umidade, alerta sobre água - Veja previsões para onda de calor

Dias quentes, baixa umidade, alerta sobre água - Veja previsões para onda de calor

Tempo mais seco a partir da quarta-feira, temperaturas próximas ou até acima dos 40º na próxima semana, riscos de baixa umidade, pedido de economia de água. O final de inverno tem alertas da meteorologia, do Daem e até da saúde para moradores em Marília a região.

O Instituto Nacional de Meteorologia, a plataforma Climatempo e outros serviços da área divulgaram alertas para onda de calor, que indica projeção de mudança acentuada com duração de até cinco dias.

As projeções para esta segunda e terça são de temperaturas entre 19 e 35 graus. Até o final da semana as máximas chegam na faixa dos 39 graus e na próxima semana podem bater 41 graus.

E mesmo antes dos picos de calor, a umidade relativa pode ficar abaixo dos 20% na cidade. Projeções da Climatempo indicam até 16% na terça e 13% na quarta-feira desta semana.

A situação cria aviso de segurança para cuidado com grupos de riscos para desidratação, como idosos e crianças, que devem ampliar consumo de água e evitar esforço nos momentos mais quentes.

Segundo a Climatempo, a atuação de um bloqueio atmosférico deve impedir o avanço de frentes frias sobre a região ao longo destes próximos dias.

Imagem do WhatsApp de 2023-09-15 à(s) 18.54.19Ilustração da plataforma Climatempo mostra abrangência de onda de calor – reprodução

Os bloqueios são condições meteorológicas em que áreas de grande pressão atmosférica impedem passagem de ventos mais fortes e das frentes frias sobre as regiões atingidas.

“As cidades do interior de São Paulo (especialmente do oeste, noroeste e norte paulista) podem registrar vários dias com temperatura na casa dos 40°C”, diz a plataforma.  O Inmet também emitiu um alerta para risco de altas temperaturas e onda de calor com tempo mais seco.

SECA

Mesmo antes do alerta sobre a onda de calor, o Daem já havia divulgado alerta sobre riscos para o abastecimento de água na cidade em função do longo período de estiagem e consumo acima da capacidade de captação no município. A onda de calor pode agravar a situação e torna ainda mais importante a atenção a medidas como evitar lavar calçadas e carros.