Marília

Mosteiro abre comemoração de 25 anos em Marília com ações especiais e indulgências para pecados

Mosteiro abre comemoração de 25 anos em Marília com ações especiais e indulgências para pecados

Uma carreata e missa celebrada pelo bispo Dom Luiz Antonio Cipolini abrem na noite desta terça-feira em Marília as atividades de comemoração do ano jubilar do Mosteiro Marida Imaculada, das irmãs Clarissas na cidade, que até 19 de setembro de 20224 vai oferecer como ação especial um programa de Indulgência Plenária aos fiéis.

O mosteiros é dedicado à vida contemplativa é tem como missão a oração, por toda a comunidade, toda a Igreja e a Diocese de Marília em especial.

Um decreto assinado pelo Penitenciário Maior do Vaticano, Cardeal Mauro Piacenza, autoriza e regulamenta as atividades para “aumentar a fé e salvação dos fiéis”. Os interessados devem cumprir condições ‘costumeiras’: confissão, comunhão e oração pela intenção do Papa.

O programa de indulgências foi apresentado em um vídeo institucional que explica as atividades e convida fiéis e a população em geral para conhecer o local.

Durante todo o ano, o mosteiro terá missa especial aberta ao público aos sábados e uma semana de oração por cada paróquia da Diocese. Em várias paróquias haverá incentivo e atendimento à confissão durante este ano para que cada paroquia venha em peregrinação com seu grupo para receber e participar em nossa vida contemplativa.

Nesta semana as paróquias poderão levar religiosos e grupos de fiéis para as práticas da indulgência, que é a forma como a Igreja Católica reconhece as ações para reparação dos danos provocados por pecados.

“Quando nós nos confessamos nos é imposta uma penitencia para pagamento da pena temporal. Depois da confissão, já perdoados, precisamos fazer a reparação”, explica o vídeo institucional.

Mosteiro das Irmãs Clarissas Enclausuradas em Marília – Foto: Marília Sustentável

As indulgências do período são abertas também a anciãos, enfermos e pessoas que por grave razão não possam cumprir pessoalmente as obrigações previstas, ”desde que se arrependam e tenham firme propósito de assim que puderem cumprir as referidas e costumeiras condições”.

O programa permite ainda indulgências em nome de pessoas já falecidas, o que pode ser feito com, visitas às capela do mosteiro ou com dedicação de tempo como peregrinos e cumprimento das condições e ainda com dedicação de tempo à meditação e reza do Credo, Pai Nosso, Ave Maria e invocações à Virgem Maria.