Marília

Defesa Civil prevê recordes de calor no Estado; baixa umidade 'crítica' em Marília

Defesa Civil prevê recordes de calor no Estado; baixa umidade 'crítica' em Marília

Um relatório da Defesa Civil do Estado de São Paulo sobre a onda de calor projetada para os próximos dias aponta previsão de recordes em altas temperaturas e atenção à baixa umidade do ar.

Cidade previsões para cidades do Oeste Paulista, como Araçatuba, que pode chegar a 41º, e Bauru, com até 40º.  Prevê queda significativa nos índices de umidade presente no ar também para a região de Marília.

“Nas Regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto os índices devem ficar abaixo dos 20%, atingindo níveis críticos.”

A onda de calor irá se estabelecer sobre o Estado de São Paulo, tornando os dias com calor intenso em todas as regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia manteve alerta para onda de calor e divulgou ainda informação do do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre aumento  probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo em vista que essas regiões se encontram ainda no período mais seco do ano.

“Isso decorre da atuação de uma forte massa de ar quente e seca que incide sobre o Estado, juntamente com um sistema de alta pressão que deve se estabelecer sobre a região, caracterizando um bloqueio atmosférico, que mantém o tempo quente e seco até o final da estação do inverno, que se encerra neste sábado (23).”

O comunicado recomenda que as pessoas se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz. 

“Não coloque fogo em áreas de vegetação seca e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental.”