Marília

Pediatra de Marília dá dicas para cuidado com crianças em onda de calor

Pediatra de Marília dá dicas para cuidado com crianças em onda de calor

Um novo alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia coloca Marília e cidades da região em área de ‘grande perigo para a onda de calor que deve atingir o país até o próximo domingo. Marília deve ter temperaturas próximas dos 40 graus.

A previsão da Climatempo indica que oeste, o norte do estado de São Paulo e a parte norte Noroeste do Paraná também são candidatos a registrar temperaturas em torno dos 40°C no próximo fim de semana.

“Esse calor que o Brasil enfrentará no primeiro fim de semana da primavera de 2023 não é um calor normal. Não é um calor apenas desconfortável”, diz a Climatempo.

O pediatra George Thomé, de Marília, dá algumas orientações aos pais para acompanhar bebês e crianças com medidas para evitar os riscos da onda e das estações mais quentes do ano.  “A hidratação e a base de tudo”, explica. Veja as dicas do especialista:

– Dieta leve, com frutas e sucos

– Protetor solar fator 30 no mínimo

– Evitar exercício físico em horário que a umidade relativa do ar estiver muito baixa. “É sempre indicado acompanhar em aplicativos disponíveis. A umidade abaixo de 60 % já é sinal de alerta, com previsão abaixo de 20% é tempo seco e calor, momento difícil.”

– Umidificadores de ar sempre são bem vindos em ambientes mais fechados ,principalmente  se estiver ar ligado. Mas cuidado com higiene: a água deve ser trocada todos os dias e precisa de limpeza pelo menos a cada dois dias, com pano úmido sem produtos químicos ou álcool .”

Veja mais orientações para situações de risco com a onda de calor

– A onda
A onda de calor é provocada por uma massa de ar quente e seca que mantém a condição de predomínio de sol, céu claro a poucas nuvens e sem chuva. Um quadro de alta pressão que segundo alguns institutos provoca o chamado ‘bloqueio meteorológico’  que impede ventos e mais fortes e circulação da massa. A condição provoca temperaturas elevadas e baixa umidade do ar durante a tarde, com riscos para queimadas, saúde e abastecimento de água.

– Risco de queimadas
A Defesa Civil de Marília divulgou um alerta para risco de fogo em áreas de mato seco, que tem propagação rápida das chamas com situações de perigo, prejuízo e danos à saúde, além de patrimonias e ambientais.

“Diante do tempo seco, o risco de queimada aumenta e por isso estamos orientando a todos que não coloquem fogo para limpeza de galhos e folhas”, informou o diretor de Vigilância Patrimonial, Segurança, Adilson Simão, coordenador municipal de Proteção e da Defesa Civil de Marília.

– Hidratação
A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20% no final de semana em Marília e é preciso prestar atenção à hidratação, com consumo regular de água, e evitar exposição ao sol ou praticar exercícios nos horários de pico do calor e baixa umidade.

– Consumo de água
Marília tem déficit histórico, com consumo maior que a captação e distribuição. A onda de calor agrava o problema e atibnge especialmente bairros na ponta final das redes de entrega. Evita desperdício com, lavagem de carros, calçadas e até partes das ruas. O Giro Marília pedi ao Daem informação sobre esquemas de emergênbcia, caminhões pipas ou outras medidas de apoio aos moradores, mas não recebeu respostas.