Marília

Radares têm média de 490 multas por dia em Marília, mas índice cai desde maio

Radares têm média de 490 multas por dia em Marília, mas índice cai desde maio

O sistema de radares instalados pela Emdurb de Marília aplicou 45.269 multas em 91 dias de funcionamento entre 22 de maio e 20 de agosto, segundo um relatório divulgado pela Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília).

Os dados representam, na média, a aplicação de 490 multas por dia. Mas os números apontam queda nos índices mensais. Foram 7.467 multas em dez dias de maio, 16.816 multas em junho, 13.929 em julho e 7.947 multas em 20 dias de agosto.

Não foram divulgados valores a serem arrecadados com as autuações, que têm variação em função da gravidade de cada infração.

Segundo a empresa, os dados envolvem as autuações por excesso de velocidade, ultrapassar sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestre. 

Além da falta de valores, não há dados sobre autuações aplicadas por agentes de trânsito, um modelo de fiscalização que deve crescer com novas contratações.

A fiscalização também avança com situações questionadas na Justiça por muitos casos em que os agentes multam sem parar os condutores, com a justificativa de não provocar impacto no tráfego.]

Com o relatório, a empresa fez um comunicado em que defende os radares. “Os levantamentos da Emdurb mostram que o número de infrações registradas pelos radares vem caindo gradativamente desde o início da operação dos equipamentos. Isso comprova que os condutores estão mais conscientes sobre a necessidade do respeito a todas as regras de trânsito, inclusive os radares”, diz a empresa.

O comunicado diz que a cidade “reduziu drasticamente” o número de acidentes com vítimas fatais no perímetro urbano. Aponta cinco casos com óbitos em 2022 e três em 2023, em que apenas um teria ocorrido em perímetro urbano.

Não aponta qualquer relação de localização, implicação de velocidade ou outro parâmetro que permita identificar o radar como causa da redução. Da mesma forma, a empresa nunca divulgou relatórios sobre excessos de velocidade, acidentes e desrespeito nos pontos da cidade em que instalou radares.

A Emdurb há meses não tem uma página de transparência com valores de gastos e arrecadação e há meses diz que o sistema está em implantação.