Marília

Marília entra em roteiro de capacitação sobre trabalho escravo e tráfico humano

Marília entra em roteiro de capacitação sobre trabalho escravo e tráfico humano

Empresas e serviços públicos de Marília foram listados para acompanhar nesta terça-feira uma apresentação do procurador do Trabalho da 15ª Região lotado em Bauru, Marcus Vinicius Gonçalves, sobre “trabalho escravo e tráfico de pessoas”, das 9h às 11h, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade.

A capacitação é virtual destinada a representantes do rodoviárias e dos aeroportos, envolvidos no transporte público e serviços terceirizados como limpeza e vigilância.

Também são convidados os serviços prestados pela assistência social, direitos humanos, Ongs e instituições voltadas à prevenção ao trabalho escravo e tráfico de pessoas.

A capacitação será disponibilizada pelo aplicativo Microsoft Teams através do link: https://link.mpt.mp.br/7Lebvek e os participantes terão direito a certificação.

Para obter informações sobre o tráfico de pessoas ou fazer uma denúncia, o procurar informou que pode ser utilizado o “disque 100” ou ligar para o número “180”. O sigilo é garantido para os denunciantes.

Dados do Relatório Nacional sobre o Tráfico de Pessoas, divulgado em 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontavam que 1.811 brasileiros foram traficados entre 2017 e 2020.

No entanto, os números podem ser bem maiores, em razão de subnotificações e de delitos não desvendados. De acordo com as informações coletadas para a pesquisa, o maior objetivo do crime de tráfico humano interno e internacional é o trabalho análogo à escravidão.

O estudo mostrou ainda que alguns grupos são mais suscetíveis ao tráfico de pessoas, como mulheres, migrantes, pobres e desempregados.