Mulher

Cuidados que se deve ter ao correr na praia

FreePik Cuidados que se deve ter ao correr na praia
FreePik Cuidados que se deve ter ao correr na praia


Correr na praia é muito diferente de correr na rua. A primeira diferença é que o piso na rua é de asfalto, ele é um piso rígido, então você precisa ter menos cuidados com a absorção do choque e com as irregularidades.

“Na areia você tem um piso mais irregular, às vezes com buracos, às vezes pessoas fizeram esculturas, castelos de areia na praia, e isso pode favorecer as entorces do tornozelo, além de por si só ser mais difícil de correr na areia porque você vai precisar de mais energia, já que o chão absorve muito dessa energia e te devolve menos na hora da corrida”, explica Tania Mann, ortopedista, chefe do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Membro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Cuidados para você correr na areia

“É importante você ter um treino proprioceptivo, então você tem que estar com os tendões do tornozelo bem fortes e familiarizados. Não é interessante correr descalço na areia, principalmente para aquelas pessoas que não tiverem o preparo da corrida, então muitas vezes a pessoa fica animada e sai correndo na areia descalço, mas de fato o tênis ajuda a distribuir melhor as cargas e protege o pé dos indivíduos”, recomenda a médica.

“Então, mesmo caminhadas ou corridas na praia é melhor fazer de tênis. E mesmo que você for fazer, você faça dentro da preparação que você já tinha, então não aumentar muito a quantidade de quilômetros ou da velocidade de corrida quando você mudar de piso.”

Fonte: Mulher