Marília

Lista do Daem culpa até interferência de moradores por falta de água em Marília

Lista do Daem culpa até interferência de moradores por falta de água em Marília

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) divulgou nesta terça-feira um comunicado sobre os diferentes problemas de abastecimento de água registrados na cidade nos últimos dias em que lista justificativas para falta de água que vão do calor à interferência de moradores em registros.

Em nenhum dos argumentos, há qualquer falha do departamento, falta de investimentos públicos, má conservação da estrutura ou erros de gestão mesmo no abandono de cuidados básicos.

E tudo isso em meio ao polêmico processo de concessão que pretende transferir o serviço para a iniciativa privada no apagar das luzes do mandato. Veja abaixo ponto a ponto os problemas e as justificativas.

– Vazamento
 “Na segunda-feira, dia 25 de setembro de 2023, houve manutenção emergencial da adutora do 2º Recalque do Sistema de Abastecimento Rio do Peixe, que apresentou problema de vazamento, o que prejudicou o abastecimento do R8 (Zona Norte), contudo nesta terça-feira, dia 26, está abastecido.

– Demanda enorme
 “As bombas da estação do Daem São Miguel, que recebe água do Rio do Peixe, estão direcionadas 100% para atender aos bairros da zona Norte, todavia, a demanda tem sido enorme, bem acima do esperado, muito superior à oferta de água, por conta das fortes ondas de calor dos últimos dias.

– Moradores consumindo mais
“Na região do bairro Campina Verde, também na zona Norte, há disponibilidade de água nos reservatórios, contudo ocorre que os moradores estão consumindo bem mais do que é ofertado, apesar de caminhão-pipa tendo abastecido por duas oportunidades vezes as caixas distribuidoras do Daem, visando aumentar oferta de água por gravidade.”

– ‘Não faça mais isso’
“Com relação às chácaras no Três Lagos, os poços estão ligados 24 horas do dia. Porém, aconteceu de algum morador daquela localidade específica ter desfeito a manobra do Daem, o que prejudicou o abastecimento. Houve, então, a orientação do Daem para que não se faça mais isso, pois a manobra no registro visa o abastecimento coletivo.”

– ‘Super requisitado’
“O mesmo ocorreu nas chácaras do Monte Estrela e Uberlândia, onde apesar de haver água nos poços, que estão funcionando ininterruptamente o dia todo, algum morador abriu o registro, ou seja, desfez a estratégia do Daem, o que prejudicou o abastecimento, que já está super requisitado, por conta do alto consumo.”

– Nova bomba
Nesta terça-feira, dia 26 de setembro, após às 12h00, será trocada uma bomba do Jardim Acapulco, a fim de melhorar a oferta de água na zona Oeste da cidade.

– Estiagem
Por fim, a autarquia do Daem informa que o nível do Rio do Peixe, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da cidade, baixou mais de 36 centímetros. Da mesma forma, a represa Cascata encontra-se em baixíssimo nível.

– Furtos de fios
“Houve uma série de furtos de cabos elétricos, incluindo no poço do Maracá, sendo necessário o direcionamento da água do poço de Padre Nóbrega para suprir a necessidade daquela região. Solicita-se o uso racional de água, contudo constantemente estão sendo flagrados moradores desperdiçando água com lavagem de calçadas, garagens e veículos.”