Mulher

Diário alimentar: o que é, para que serve e como montar

Divulgação Diário alimentar: o que é, para que serve e como montar
Divulgação Diário alimentar: o que é, para que serve e como montar


Embora, a princípio, a expressão diário alimentar possa remeter a algo complexo, na verdade, esta ferramenta nada mais é do que um registro detalhado do que você come e bebe ao longo do dia. Por permitir monitorar os hábitos alimentares e, assim, tomar decisões que impactam de maneira positiva na saúde, é de grande importância e eficácia para quem busca alcançar uma alimentação equilibrada e atingir metas de perda de peso.

“Manter um diário alimentar oferece diversos benefícios. O registro detalhado de alimentos ajuda a aumentar a consciência sobre os hábitos alimentares, permitindo identificar padrões, gatilhos emocionais e oportunidades para melhorar a dieta. Além disso, o acompanhamento regular pode ser uma fonte de motivação e responsabilidade”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Oferecendo abordagem personalizada, combinada a tecnologia e algoritmos nutricionais que atuam de maneira eficaz ajudando a criar hábitos alimentares positivos e duradouros, o VigilantesdoPeso pode ser um importante aliado nesta jornada. Líder mundial em controle de peso, há 60 anos, a companhia vem promovendo o emagrecimento saudável e sustentável, sem restrições, utilizando ferramentas de personalização para criar um diário alimentar adaptado às necessidades individuais de cada usuário.

Diversos fatores, como peso, idade, altura, gênero, estilo de vida e preferências alimentares são levados em consideração para que o programa desenvolva um plano individual que calcula pontos baseados nesses aspectos, criando um sistema único de pontuação que guia suas escolhas alimentares diárias, levando em conta não apenas a quantidade de calorias, mas também a qualidade nutricional dos alimentos.

Outro diferencial oferecido pelo programa são os chamados “Alimentos PontosZero”, itens recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como frutas e vegetais, para comer com mais frequência do que outros alimentos, como parte de um padrão saudável, podendo ser consumidos livremente sem afetar a contagem total de pontos diários. Essa abordagem permite que você desfrute de uma variedade de alimentos saudáveis, garantindo uma ingestão adequada de nutrientes essenciais.

É importante ressaltar que o programa não limita a quantidade de consumo desses e de outros alimentos, mas, sim, incentiva a ingestão de porções que proporcionem saciedade e satisfação. Isso não apenas ajuda a controlar o apetite, mas também a criar uma abordagem mais flexível e realista, evitando sentimentos de privação.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher