Marília

Campanha contra poliomielite e de multivacinação começa no sábado em Marília

Campanha contra poliomielite e de multivacinação começa no sábado em Marília

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília inicia no sábado, dia 30 de setembro, a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes de 2023 que prevê atendimento até o dia 31 de outubro.

A imunização é direcionada a um público de 44.600 jovens e crianças de até 15 anos, que precisam complementar doses para a atualização da carteira de vacinação.

Neste sábado, dia 30 setembro, a vacina será aplicada nas unidades de saúde das 8h às 17h, exceto nas unidades do Campo Belo (Dirceu e Santa Helena), Rosália, Avencas e Amadeu Amaral. A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Serão atualizadas coberturas para controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.

A campanha vai oferecer doses da BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba; Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Para adolescentes menores de 15 anos são as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

“Quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado, colocando a saúde de todo mundo em risco”, destacou a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.