Marília

Marília confirma 34º óbito por Covid no ano e refaz alerta para vacinação

Marília confirma 34º óbito por Covid no ano e refaz alerta para vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgou nesta sexta-feira mais um apelo por reforço na conclusão de esquema vacinal contra a Covid-19, em mensagem que confirma a 34ª morte do ano pela doença.

Segundo dados estaduais, cerca de 10% da população não tomou nem a 1ª dose principal (91,77%) ou a 2ª dose principal (89,26%) e quase a metade não tomou a 1ª dose de reforço (61%). Quanto menor a cobertura vacinal, maior o risco de transmissão e óbito, principalmente.

O 34º óbito foi de um homem de 90 anos, sem registro de comorbidades na notificação hospitalar, que apresentou os sintomas em 18 de setembro e veio a falecer três dias depois.

A enfermeira Alessandra Arrigoni, responsável técnica pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, explica que mesmo aumentando o número de novos casos semanais, de até 30 casos por semana, a incidência da doença ainda é classificada como estável.

Não estão em elevação os casos de internação, seja em enfermaria ou UTI. Atualmente cinco pacientes com Covid estão na UTI do HC, dois na UTI da Santa Casa e dois na UTI do ABHU. 

“O alerta à população é o de que a Covid-19 não pode ser esquecida e que é grave para alguns pacientes, principalmente os grupos de risco, com comorbidade, e principalmente os não vacinados”, declarou ela.

A prefeitura mantém os imunizantes disponíveis em todos os postos de saúde. “Sevemos compreender e levar mais a sério as doenças que podem ser evitadas ou amenizadas com as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde. Muitas óbitos e internações seriam evitados”, disse.

Cada faixa etária tem um esquema vacinal próprio contra a Covid-19. Existem cinco esquemas por faixa etária: De 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; de 3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias; 5 a 11 anos de idade; 12 a 39 anos de idade; 40 a 59 anos de idade. A maioria precisa tomar duas doses principais, com uma a até duas doses de reforço, respeitando os prazos de intervalo. 

Consulte seu esquema vacinal no posto de saúde para conferir se já concluiu toda a cobertura vacinal, reduzindo assim o risco de sintomas graves e até fatais da doença.