Marília

Eleição de Conselho Tutelar tem 19 candidatos, polêmicas e dois pontos de votação

Eleição de Conselho Tutelar tem 19 candidatos, polêmicas e dois pontos de votação

A eleição para as duas unidades do Conselho Tutelar de Marília será feita neste domingo, com votação das 8h às 17h em dois pontos nos extremos da cidade definidos de acordo com a zona eleitoral dos moradores.

Eleitores com títulos registrados na Zona 70 vão votar na Unesp, na Av. Hygino Muzzi Filho, 737, na zona oeste. Já os eleitores com títulos registrados na zona 400 votam na FAIP, na Av. Antonieta Altenfelder, 65, na zona norte.

Para votar é preciso levar o título eleitoral e um documento com foto. A votação é opcional e os eleitores podem simplesmente ignorar o processo.

Quem quiser participar poderá escolher entre 19 candidatos, com sobra de uma de vaga de suplente na cidade.

Poderia ser ainda pior. Organizada com o amis exigente processo seletivo de todas as votações, a eleição deste ano chegou a ter menos candidatos habilitados em prova classificatória.

A solução foi convocar mesmo os candidatos considerados inabilitados ou que nem fizeram a prova e todos podem ser votados com mesmo peso e risco.

Serão eleitos cinco membros titulares para cada unidade do conselho e cinco suplentes. O cargo tem mandato de quatro anos, salário inicial na faixa de R$ 3,6 mil e sem possibilidade de interferência da prefeitura.

A administração, porém, regulamenta o serviço, sistemas de plantões, atendimento à distância e outras normais gerais de funcionamento.

O conselho atua no acompanhamento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, violência, abandono ou que tenham envolvimento em situações de ilícitos e conflitos.