Arte & Lazer

Para além da Oktoberfest: saiba o que fazer em Blumenau

Flickr/Derecke Sanches Blumenau, em Santa Catarina,
Flickr/Derecke Sanches Blumenau, em Santa Catarina,


A cidade de Blumenau , localizada no estado de Santa Catarina , é conhecida por ser a capital brasileira da cerveja e por sediar a famosa Oktoberfest , o maior festival de cerveja do Brasil. No entanto, o destino oferece muito mais do que apenas festas cervejeiras.

O iG Turismo conversou com Rosangela da Silveira, guia de turismo de Blumenau, que indicou algumas das atrações e atividades imperdíveis que a cidade catarinense tem a oferecer àqueles que desejam descobrir seu charme, além da Oktoberfest.

“A Vila Itoupava é uma ótima opção, pois é um bairro com a maior concentração de casas no estilo enxaimel”, inicia. Rosangela afirma que o bairro é “bastante alemão”, e ainda conta com fábricas de licores e o Museu da Cervejaria Feldmann, umas das primeiras cervejarias a fazer a bebida no estilo bock (uma cerveja escura e adocicada). O Museu da Cervejaria Feldmann também recebe o nome de Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

Rodeada por montanhas e cortada por rios sinuosos, Blumenau possui uma atmosfera que combina a herança alemã com a beleza natural do sul do Brasil. Para os amantes da cultura, o Museu da Família Colonial também é uma atração ideal para aprender sobre a história da imigração alemã na região.

“O Centro Histórico tem muitas atrações, pois foi lá que iniciou a cidade. Entre as opções, estão a Rua das Palmeiras, o Cemitério dos Gatos, o Mausoléu Dr. Blumenau, a Praça Hercílio Luz, o Museu da Cerveja e a Praça Dr. Blumenau.”

O Centro Histórico, museus, prefeitura, a Rua XV de Novembro, a própria Vila Germânica, — sede da Oktoberfest —, e as praças históricas da cidade são os lugares mais visitados pelos turistas, segundo a guia.

Rosangela também enfatiza o bairro Bom Retiro com seus belos casarões, e o Museu e a loja Hering, marca nascida na região. Além disso, no Museu há também o Jardim Suspenso feito pelo artista plástico Burle Marx.

Entre os recantos naturais, a especialista compartilha a diversa gama de restaurantes, vinícolas, além dos parques Ramiro Ruediger, Parque das Nascentes e Parque Ecológico Spitzkopf, sem contar os banhos no rio.

Parque Ramiro Ruediger
Vila Germânica, Blumenau
Rua XV de Novembro
Museu Hering
Cemitério dos Gatos
Museu da Família Colonial
Museu da Cerveja de Blumenau
Centro histórico de Blumenau
Blumenau, Santa Catarina

Para quem busca gastar no destino, o turismo de compras também é possível, pois por lá há bastante lojas de fábricas, de cama, mesa e banho, de malhas e de cristais.

Turismo cervejeiro e gastronômico

Por ser a capital nacional da cerveja, opção é que não falta. Várias cervejarias são encontradas no destino, além de fábricas, oportunidades de visitação e degustação. “A Mestre-Cervejeiro é um exemplo, pois lá há aulas e degustação.”

Para quem não gosta da bebida, Rosangela afirma que a gastronomia também agrada muitos turistas com as comidas típicas. “Eisbein, o joelho de porco, marreco recheado, salsichão, spätzle, kassler, schnitzel são algumas opções. E para quem busca fugir da cerveja, há também diversos drinks e licores”, diz.

O destino reúne muitas possibilidades, seja de dia ou de noite. Para a especialista, de noite as melhores atividades são ir aos pubs, às cervejarias, ao teatro Carlos Gomes, que sempre conta com shows e peças, e às tradicionais casas noturnas e bares.

Para quem quer fugir da multidão da Oktoberfest, e mesmo assim aproveitar o melhor da região, Rosangela aconselha que “há diversas cervejarias com bar de fábrica em várias regiões da cidade, muitas com músicas ao vivo e deliciosos petiscos.”

Uma atração à parte para a especilista é também visitar a cidade no Natal e na Páscoa, pois nessa época há muitos desfiles e atrações na Vila Germânica.

Pensando no planejamento para visitar algumas atrações, ela afirma que Blumenau tem muitos pontos turísticos sem cobrança ou com baixos valores. Além disso, a economia também pode ser feita ao comprar em lojas de fábrica e nas viagens feitas em baixa temporada.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo