O Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, chegou ao Brasil em 2002. Desde então, tem florescido, tornando-se um símbolo de união e solidariedade na luta contra o câncer de mama.
Em 2002, o Brasil iluminou o icônico Obelisco do Ibirapuera com luzes cor de rosa, marcando seu compromisso com essa causa. Ao longo dos anos, essa campanha cresceu e se solidificou no país. Todos nós desempenhamos um papel importante nessa jornada de solidariedade. Juntos, fazemos a diferença!
O Outubro Rosa também coloca um forte enfoque na prevenção e no autoexame como ferramentas fundamentais na luta contra o câncer de mama. Promover a percepção sobre a importância de mamografias regulares, exames clínicos e o autoexame é um passo crucial para a detecção precoce, o que aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.
Para além disso, é preciso “pensar direito” e olhar com empatia e sensibilidade para os direitos das pacientes com câncer de mama. Garantir que elas tenham acesso a cuidados e benefícios essenciais é parte fundamental desse apoio.
A seguir, listamos desses direitos, mas é fundamental obter informações detalhadas sobre eles:
1. Benefícios previdenciários inclusive aposentadoria por incapacidade permanente;
2. Saque do FGTS e PIS/PASEP;.
3. Medicamentos gratuitos;
4. Tratamento pelo SUS, Fora do Domicílio (TFD);
5. Prioridade na Justiça;
6. Quitação do financiamento da casa própria, em caso de contratação de seguro para garantir a quitação do imóvel em caso de invalidez;
7. Garantias nos estudos e no trabalho;
8. Isenção de Imposto de Renda sobre a Aposentadoria;
9. Isenção de IPI em carros adaptados;
Neste Outubro Rosa, lembremos que a conscientização, a prevenção e a defesa dos direitos são pilares complementares. Além de vestir o rosa, apoie aqueles que enfrentam o câncer de mama, promova, incentive o auto exame e diagnósticos precoce e compartilhe conhecimento