O terminal Nord, um dos portos de passageiros mais tradicionais da Europa, localizado na região central de Barcelona, na Espanha , agora está proibido para navios de cruzeiros .
A medida, que visa diminuir os impactos ambientais causados pela grande movimentação turística no centro histórico da capital catalã, trará mudanças significativas ao turismo marítimo em uma das cidades mais visitadas da Espanha e do Mediterrâneo.
Localizado próximo à famosa avenida turística Las Ramblas, o porto proporcionava fácil acesso a alguns dos maiores pontos turísticos de Barcelona, como os bairros históricos El Raval e Barru Gòtic, além das famosas praias da capital, que ficavam a poucos minutos a pé para os passageiros que desembarcavam por lá.
Agora, com a proibição, os navios de médio e pequeno porte deverão atracar no terminal Adossat, que fica mais ao sul, próximo a colina de Montjuïc, onde ficam outros importantes atrativos da cidade, como o Castelo de Montjuïc e o parque olímpico.
Bem mais amplo, o Adossat já é usado por grandes navios de cruzeiro, operados por companhias como MSC, Costa, Royal Caribbean e Norwegian Cruise Lines.
Com a mudança, a previsão é que o porto receba 340 escalas anuais que ocorriam no terminal Nord. Para os passageiros, a mudança vai exigir algumas mudanças de planejamento para explorar os pontos turísticos da cidade, já que, em vez de poucos minutos andando, agora serão necessários ao menos 30 minutos de ônibus ou táxi para chegar ao local – uma hora a menos de passeio, considerando ida e volta.
Decisão era planejada desde 2018
A proibição passa a valer oficialmente apenas em 22 de outubro. Na prática, no entanto, já está em operação desde o dia 3 de outubro, data de partida do luxuoso navio de cruzeiro World Navigator, operado pela Mystic Cruise, o último navio a partir do terminal Nord.
A mudança estava planejada desde 2018, quando as autoridades municipais decidiram banir a atração de navios de cruzeiro no centro da cidade para diminuir a poluição local, decisão semelhante à tomada pelas autoridades de Amsterdã, em julho de 2023.
Futuramente, o píer de aproximadamente 13,6 mil metros quadrados, com 630 metros de comprimento, será transformado em um espaço voltado para uso da população.
A área deve ser aberta até o segundo semestre de 2024, tempo o suficiente para sediar a final da tradicional Copa América de Vela, que será realizada na cidade entre setembro e outubro de 2024.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!
Fonte: Turismo