A chegada da menopausa para a mulher é marcada por muitas mudanças e desafios, principalmente no que diz respeito aos sintomas que com ela chegam. A Organização Mundial da Saúde (OMS), escolheu o dia 18 de outubro, como o Dia Mundial da Menopausa, uma data de conscientização e orientação para as mulheres entenderem a importância do tratamento para alívio dos sintomas.
Porém, quando o assunto é menopausa, ainda existem muitos mitos que acabam colocando ainda mais tensão nas mulheres que estão chegando nesta fase. A especialista na saúde da mulher no climatério e menopausa, Ramiele Calmon, listou ao IG Delas três mitos e três verdades sobre a menopausa.
Mitos:
1. A menopausa ocorre em uma idade específica. Mito! A idade em que a mulher entra na menopausa varia amplamente, podendo acontecer em qualquer idade entre os quarenta e sessenta anos.
2. A menopausa significa o fim da vida sexual. Mito! Embora as mudanças hormonais afetem a libido e a saúde vaginal, a vida sexual continua na menopausa. É muito importante ter conversas abertas com o parceiro e procurar sempre ajuda de alimentos e fitoestrogênios para regular as funções hormonais.
3. O ganho de peso é inevitável na menopausa. Mito! O ganho de peso pode ocorrer devido às alterações hormonais, mas a manter estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada e atividade física, pode auxiliar no controle do peso na menopausa.
Verdades:
1. A menopausa é o fim da menstruação. Verdade! Durante a menopausa a menstruação cessa permanentemente, marcando o fim do ciclo reprodutivo da mulher, na qual ocorre a falência ovariana.
2. A menopausa pode causar sintomas como, ondas de calor, alterações de humor, depressão e ansiedade. Verdade! Isso ocorre devido às flutuações hormonais que ocorrem no climatério, dez anos antes da menopausa. Isso pode resultar não só nas ondas de calor, mas também em suores noturnos, mudanças de humor, depressão e ansiedade. Por isso, é preciso atenção a partir dos trinta e cinco anos.
3. A saúde óssea pode ser afetada na menopausa. Verdade! A redução dos níveis de estrogênio na menopausa pode aumentar o risco de osteoporose, tornando importante os cuidados com a saúde óssea. Fazer atividade física é importante para preservar a saúde óssea e muscular. Também é importante acompanhar o exame de densitometria óssea e ficar atenta a reposição de cálcio, vitamina D e K2.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher