Marília

Encontro terá exibição do MIS em Marília e conversa sobre praças e parques com Codem

Encontro terá exibição do MIS em Marília e conversa sobre praças e parques com Codem

Um encontro marcado para o dia 26 de outubro em Marília vai oferecer de forma gratuita um filme premiado, um importante espaço público e uma conversa com especialistas e a comunidade sobre praças e parques na cidade.

O projeto une uma pauta ativa do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília) e a iniciativa de exibições gratuitas de produções pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) na cidade.

Vai ocupar a praça Maria Izabel, no centro de Marília, e contar com a participação do engenheiro Rangel Pietraroia Filho e do arquiteto André Yoshimoto para falar não só de questões técnicas mas também do conceito e importância de praças e parques na urbanização e qualidade de vida.

“Nada melhor do que ir a uma praça para pensar sobre espaços públicos, ainda mais com uma sessão de cinema do Museu da Imagem e Som (MIS) antecedida de uma boa conversa”, diz o convite oficial do evento.

A conversa é organizado pela Câmara Técnica de Planejamento Urbano e Mobilidade do CODEM, formado por membros da sociedade civil, entidades de classe e poder público, com a finalidade de pensar como gostaríamos da nossa cidade no futuro em dez, 20, 50 anos ou mais.

”Teremos uma conversa sobre o que são praças e parques, e de como gostaríamos que esses, e outros espaços públicos fossem no futuro de nossa cidade”, explica Rangel.

Logo após será feita a exibição de “O Menino e o Mundo”, uma animação que tem no enredo um menino que parte de uma pequena cidade em busca de seu pai, que fora trabalhar em uma grande cidade, em busca de melhores condições de vida.

Em seu caminho, o menino se depara com diferentes lugares, no campo e na cidade, dos mais ricos aos mais pauperizados, numa saga absolutamente comovente.

Mas o filme não é apenas esteticamente impecável: ao tratar da temática do direito à cidade de uma forma bastante contundente, o filme se mostra um instrumento de crítica poderoso. Imperdível!

O encontro acontece às 18, no dia 26 de outubro (quinta-feira) com acesso livre.