Marília

Rastro da Candeia - Coletivo disponibiliza web série sobre capoeira produzida em Marília

Rastro da Candeia  - Coletivo disponibiliza web série sobre capoeira produzida em Marília

Caiu na rede. Os quatro episódios da web série No rastro da Candeia, uma produção toda desenvolvida em Marília para contar história e histórias da capoeira e capoeiristas em Marília, está disponível na internet.

O coletivo Quilombo Beija-Flor, responsável pela série ao lado da produtora Nosso Quintal, disponibilizou os vídeos após grande evento de lançamento realizado no sábado passado.

A série foi licenciada e disponibilizada para o portal Cultura em Casa, do Governo do Estado de São Paulo, em edital do Proac (Programa de Ação Cultural).

Produzida em formato de documentário, reúne depoimentos da contramestra Michele (Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares); Mestre Babu (Grupo de Capoeira Guerreiros da Liberdade); Monitor Jesus (Grupo Muzenza de Capoeira) e Roceiro (Escola de Capoeira Os Angoleiros do Sertão).

O lançamento contou com diversas atividades para adultos e crianças em diferentes opções de manifestações e interação com artistas, praticantes e convidados.

Foram eventos como contação de histórias africanas e oficina artística para crianças facilitada pela arte educadora Daiane Katiuscia, seguida por Ciranda Infantil com oficina de exploração de argila, pintura com elementos naturais e mini horta facilitada pela pedagoga Jessica Gomes.

A ciranda aconteceu em paralelo a Vivência de capoeira angola com o Mestre Xande da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão, seguida de roda de capoeira

Oficina com o grupo de danças circulares GiraGaia e finalização com o calor e o axé do Samba Rural dos Angoleiros do Sertão fecharam o evento, que teve também presenças de Mestre Tico, Contramestre Blanca e Contramestre Molejo da Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão e outros artistas e simpatizantes.

O lançamento teve o apoio do Centro Comunitário São Carlos, que cedeu espaço, além da comunidade da Capela São Carlos e do bairro Alto Cafezal.

“Aproveitamos para agradecer a todos que chegaram e fortaleceram o rolê e deixamos um agradecimento especial ao Proac e toda sua equipe, a importante contribuição e presença de D. Irene, responsável pelo centro comunitário e que sempre compõe junto, e a Luciana Matias responsável pelo preparo da alimentação compartilhada durante as atividades do dia”, diz um comunicado do coletivo.

Os vídeos estão disponíveis na página do coletivo no Youtube – acesse aqui –.