A pouco mais de 100 km de São Paulo está localizada Holambra , conhecida como a “cidade das flores” e “Holanda brasileira”. A principal atividade econômica do município é a floricultura, e o destino é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais do Brasil, tanto que a cidade é sede da Expoflora, a maior exposição de flores de toda a América Latina.
Por essa razão, os campos de flores e os jardins estão repletos de cores e aromas, e até mesmo a gastronomia conta com ingredientes como hibiscos, lavanda e rosas.
De origem holandesa , Holambra conserva arquitetura típica com a presença de moinhos de ventos, casas e construções de arquitetura tradicionais do país europeu.
As influências dos países baixos também estão no nome da cidade paulista, que nada mais é do que a junção de silabas das palavras “Holanda” (hol), “América” (am) e “Brasil” (bra). Alguns dos famosos brasileiros que já passaram pelo destino são Marco Pigossi , Giovana Ewbank, Karina Bacchi, a ex-BBB Eslovênia e a cantora Maraisa.
A profissional de T.I., Karoline Brito, já foi à cidade e compartilha que amou a experiência. “Fui no Dia dos Namorados , amei, e estava lotado. Presenciei até um pedido de casamento sendo feito no dia”, afirma.
Além de celebrar a data comemorativa, Karoline escolheu ir a Holambra no ano passado para conhecer um destino novo dentro de São Paulo, estado onde mora. “Fui porque queria conhecer uma nova cidade, e lá descobri que é um destino super lindo, os preços são acessíveis e tirei muitas fotos.”
O Museu Histórico e Cultural conta um pouco mais sobre a história da imigração holandesa no Brasil; o Moinho Povos Unidos, é o maior da América Latina; e o Deck do Amor é feito para os casais, pois lá eles costumam prender cadeados com o nome da dupla e jogar as chaves fora.
A consultora de projetos Luciana Santana também foi a Holambra, pois sempre viaja e gosta de compartilhar os destinos que vai em suas redes sociais. No TikTok, ela também produz vídeos e, por causa disso, foi com um grupo de mulheres que conheceu por lá.
“Tenho um grupo de mulheres e fazemos viagens, uma delas enviou fotos desse destino [Holambra] e nos interessamos”, conta Luciana, que buscou ir à cidade para tirar muitas fotos bonitas — interesse comum entre os que vão à “Holanda brasileira”.
“Foi incrível, todas adoramos os pontos turísticos, as flores, os parques… Experimentei o chopp de flores e o sorvete também. Pretendo voltar com mais tempo”, declara.
A consultora de projetos recomenda que os visitantes passem pelo cultivo de flores, conheçam o Centro onde há os guarda-chuvas pendurados no teto, e vão ao moinho.
Destino bate e volta
Quando Karoline viajou, ela optou em ir com uma agência porque oferecia um pacote completo com um preço que atraiu a profissional de T.I. “Como sou de São Paulo, passei apenas um dia lá. Acredito que Holambra é uma cidade para você fazer apenas um bate e volta.”
Ela continua: “Fui durante o outono , quase entrando inverno , e achei o clima ótimo. Mas voltaria agora na primavera . Além disso, achei o pessoal bastante receptivo, foi uma viagem bem tranquila.”
Para Luciana, é sempre uma boa alternativa fazer viagens que duram apenas um dia por terem um custo muito baixo. Além disso, ela recomenda ir com um guia e de carro para Holambra, pois assim o passeio ocorre sem problemas. “Seguro, organizado e as pessoas são muito receptivas”, diz.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!
Fonte: Turismo