Marília

ABHU notifica prefeitura para romper contrato do PA: falta de repasses inviabiliza serviço

ABHU notifica prefeitura para romper contrato do PA: falta de repasses inviabiliza serviço

A diretoria da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário) notificou a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde sobre rompimento do contrato para gestão do Pronto Atendimento da zona sul: atrasos nos pagamentos estariam inviabilizando os serviços.

Uma mensagem direcionada à equipe da unidade começou a circular em redes sociais no final de semana. Tanto a prefeitura quanto a associação anunciaram manifestações oficiais para esta segunda. E o rompimento foi confirmado pela entidade.

“Ressaltamos que serão cumpridas as cláusulas previstas no contrato, como por exemplo o prazo de 90 dias para o encerramento das atividades por parte da ABHU”, diz o comunicado divulgado pela entidade.

A instituição diz ainda que traçou estratégia para absorver toda a equipe contratada para o atendimento no PA e ‘lamenta profundamente a situação’. A direção da ABHU já havia revelado insatisfação, atrasos e problemas durante uma audiência na Câmara de Marília.

“Mas, infelizmente, a ABHU não pode continuar gerindo a unidade do PA Sul da forma como está, uma vez que a ausência de repasses por parte do Município de Marília implica, diretamente, em atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores, sendo isso não é compatível com a missão e com os valores da instituição.”

A ABHU foi contratada no início deste ano após processo seletivo de terceirização do serviço e gestão do PA< assim como ocorre na UPA da Zona Norte, no Samu e outros serviços de saúde.

Mas o contrato já recebeu diferentes aditivos para adequação e o atraso nos pagamentos, que atingiu diversas obrigações da cidade, levou ao impasse.

A Prefeitura de Marília ainda não divulgou manifestação sobre o caso. Veja abaixo a íntegra do comunicado da ABHU.

A diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) informa que notificou a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília (no dia 20/10/23), a fim de comunicar a rescisão do contrato de gestão do Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul de Marília.

Infelizmente, tal medida teve que ser adotada por conta da ausência de repasses da Prefeitura de Marília para a manutenção do PA, que tornaram a gestão da unidade insustentável.

Ressaltamos que serão cumpridas as cláusulas previstas no contrato, como por exemplo o prazo de 90 dias para o encerramento das atividades por parte da ABHU.

Além disso, cabe salientar que a ABHU continuará dando todo apoio e suporte para a população neste período de 90 dias no PA Sul.

Ainda, aproveita-se a oportunidade para tranquilizar todos os funcionários da unidade, uma vez que esse processo será realizado da melhor forma possível, sendo que a ABHU já traçou a estratégia para absorver, dentro das possibilidades, os colaboradores em outras unidades da ABHU.

A ABHU lamenta profundamente a situação e destaca que foram aplicadas todas as tentativas antes de tomar essa decisão.

Mas, infelizmente, a ABHU não pode continuar gerindo a unidade do PA Sul da forma como está, uma vez que a ausência de repasses por parte do Município de Marília implica, diretamente, em atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores, sendo isso não é compatível com a missão e com os valores da instituição.

Por fim, a ABHU destaca que no período em que esteve à frente da unidade (PA Sul) todos os profissionais atenderam os pacientes de forma humanizada, com profissionalismo e sempre buscando a excelência.

Essas características são inerentes da atuação da ABHU no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, que é registrado mais de 90% de aprovação da população.

A diretoria da ABHU irá se reunir com a Prefeitura de Marília para fazer este processo da melhor forma possível.

A ABHU se coloca à disposição para mais esclarecimentos.

Equipe ABHU