Marília

Diversidade – Miss Marília Gay prepara disputa do estadual e aponta peso da coroa: ‘representatividade’

Diversidade – Miss Marília Gay prepara disputa do estadual e aponta peso da coroa: ‘representatividade’

Na noite de 14 de outubro, quando venceu o concurso Miss Marília Gay, Dakota Komodo realizava um projeto de três anos mas chegava à conquista com misto de alegria e responsabilidade: o peso da coroa para a representatividade da comunidade LGBTQIAPN+.  E promete muita dedicação.

“Este título representa amor, empatia e solidariedade à sociedade LGBTQIAPN+. Ter este reconhecimento e visibilidade é gratificante e carregar a coroa tem um peso: a responsabilidade de ser voz e a representatividade diante a sociedade.”

O compromisso com a causa e a própria a existência da drag Dakota Komodo acompanham a vida do operador de telemarketing Anderson dos Santos Souza, 34 anos.

“Por incrível que pareça sabemos que nem tudo são flores ainda há uma grande resistência do não respeito às identidades de gêneros em Marília, mas aos poucos estamos conseguindo ocupar nosso espaço diante a sociedade e sabemos que abaixar a cabeça não é uma opção igualdade e respeito para todos.”

O peso envolve a participação em eventos e ações sociais como representante da sociedade LGBTQIAPN+, junto com a ONG Coletivo Arco-Íris, e a preparação para concorrer ao Miss São Paulo Gay em 2024 como representante da cidade Marília.

Aos 13 anos já sabia que era diferente e conta que se resguardava com medo de como seria o impacto da revelação. Aos 18 contou à família e amigos.

“Minha família continuou sendo meu alicerce e meus amigos me receberam de braços abertos. Houve sim pequenos episódios de preconceito no decorrer da minha vida mas tudo serve de lição e aprendizado e me tornei uma pessoa forte em busca dos meus objetivos e sempre lutei para ter o respeito que eu merecia.”

Já havia tentado o título duas vezes. “Este ano eu decidi que iria colocar em prática tudo o que eu já tenho de bom e fazer melhor, algo que me destaca-se em meia a multidão. Já vinha a algum tempo tentando, e eu sabia que desistir não era uma opção.”

Aprendeu com os pequenos erros dos concursos anteriores, superou cuidado em diferentes pontos e ficou muito feliz com o resultado que levou para passarela. O esforço foi reconhecido.