Funcionários do Hospital Beneficente Unimar (HBU) se vestiram de rosa em apoio a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de orientar e conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao câncer de mama. A iniciativa foi da equipe de Gestão de Pessoas do Departamento de Recursos Humanos e do Núcleo de Humanização da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU).
Todos os trabalhadores foram convidados a trabalharem usando alguma peça na cor rosa, para demonstrar aos usuários dos serviços de saúde que a preocupação com o tema é constante. Também foram entregues pares de brincos, afixados em um cartão com instruções sobre como fazer o autoexame.
A iniciativa teve como tema “É hora de cuidar da saúde – Previna o câncer de mama e próstata”. As ações voltadas ao Outubro Rosa estão sendo realizadas desde o começo do mês com as tradicionais rodas de conversa abordando o tema, que já está “casado” com o Novembro Azul, citando também as questões voltadas para o público masculino.
A psicóloga organizacional, Virgínia Plaschinsky, ressaltou que a proposta é mostrar empatia e sensibilizar todas as pessoas sobre os cuidados com a saúde. “Com essa iniciativa, mostramos que estamos atentos aos cuidados relativos à saúde da mulher e também do homem”, comentou Virgínia.
O integrante do Escritório de Qualidade do HBU, Thiago Cambaúva, ressaltou que os cuidados devem ser permanentes, mas estas ações pontuais ajudam a reforçar a atenção aos pacientes. “Nem sempre paramos para prestar atenção nas medidas de prevenção às doenças e nestas ocasiões, podemos impactar as pessoas para que se cuidem um pouco mais”, explicou.
A coordenadora da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) da ABHU, Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa, que também integra o núcleo de humanização, ressaltou que esse tipo de iniciativa demonstra a preocupação da instituição em prestar uma atenção humanizada, voltada ao bem-estar das pessoas. “Se a iniciativa sensibilizar uma pessoa, para que ela faça os exames e se cuide, com a prevenção ao câncer ou outras doenças, já teremos cumprido o nosso papel”, destacou.