Mulher

Aplique capilar pode causar ou aumentar queda dos fios

Divulgação Flavia Magnani viu os fios caírem após aplique
Divulgação Flavia Magnani viu os fios caírem após aplique


Muitas mulheres se renderam à prática de usar aplique nos cabelos. Entretanto, mesmo com toda tecnologia e inovação do mercado, algumas dessas técnicas acabam danificando os fios e ocasionando queda mais acentuada. Segundo a especialista Viviane Coutinho, membro docente da ABT (Academia Brasileira de Tricologia), isso acontece por conta da tensão gerada pelo uso recorrente de apliques.

Foi o que aconteceu com a atriz Flavia Magnani. Ela usou aplique nos cabelos por quatro meses e, em consequência, viu agravar, ainda mais, a queda que ela já buscava solucionar desde a infância. “Passei por muitos dermatologistas e o problema nunca foi resolvido. Sempre que busco ajuda, me prescrevem o mesmo que meu pai usava há 50 anos… Meu cabelo sofreu um desgaste muito grande por conta do aplique, já que o cabelo precisava ser desfiado onde eu prendia o ‘tic-tac’, o que o fez cair ainda mais”, relata.

A especialista explica que há contraindicação também para o uso de apliques: “Quem passa por algum tipo de processo de queda aguda ou com um processo inflamatório é, justamente, quem tem mais sensibilidade e apresenta as maiores chances de alopecias maiores”, afirma.

Além disso, Viviane diz que o cuidado também precisa ser redobrado na hora da limpeza, que pode ser feita todos os dias: “Devido a dificuldade de manuseio, a higienização dos fios exige cuidado, pois há maiores chances de proliferação fúngica. Por isso, é preciso ser feita uma boa secagem, para não abafar áreas mais úmidas e aumentar o dano. Se estiver perto da hora de dormir, sugiro usar o secador. Dormir com o cabelo molhado nunca é uma opção saudável e adequada”.

Após muitas tentativas frustradas, Flavia revela que, finalmente, tem conseguido resolver sua situação, já que encontrou métodos que estão surtindo bons efeitos: “Quando morei nos EUA, lembro que a água era potável e, por isso, meu cabelo ficou lindo e saudável como nunca esteve. Então, agora, passei a fazer o último enxágue no banho com água mineral e também passo um leave-in. O avanço da medicina me dá esperanças de que não vou mais ter vergonha do meu cabelo”, assume.

“É essencial avaliar a condição atual dos fios, estudar técnicas e tratar tanto do couro cabeludo quanto da fibra capilar para que ambos estejam saudáveis”, aponta a especialista como a melhor maneira para prevenir a queda. “A terapia capilar está disponível para cuidar e prevenir, mostrando que cada caso é um caso e que a saúde precisa estar, antes de tudo, em primeiro lugar”, conclui.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher