A Galeria Municipal de Artes de Marília abre a partir da terça-feira, dia 7 de novembro, às 18h, a exposição ‘Intersecção, Marília’, com aquarelas do artista plástico Dayton Roger, de Araçatuba.
A mostra poderá ser visitada pelo público até o próximo dia 9 de dezembro, com entrada gratuita. São 40 obras de Dayton Roger, sendo que 20 delas retratam os cenários de Marília e outras 20 lugares por onde o artista plástico esteve e visitou no Brasil.
Todas as aquarelas de Marília foram pintadas com pigmentos minerais. O artista também usou goma adragante que Turner e John Constable, dois dos maiores artistas da história inglesa, usavam no ano de 1780. Esses pigmentos enfrentam o tempo e duram de 300 anos ou até mais.
Segundo observou o artista plástico Dayton Roger, ‘Intersecção’ é, também, um cruzamento de vários assuntos, ou de várias ideias. “A ideia era fazer lugares que caracterizam Marília e outros lugares do Brasil, aos quais passei e pintei em aquarelas. Estão prontos, depois de quatro meses”, afirmou.
Os suportes da exposição ‘Intersecção, Marília’ é amparada em materiais excepcionais pelas belas artes. Por exemplo, o papel Arches (1492), Hahnemuhle (1584), Fabriano (1264) são os mesmos que Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rubens, Monet e Picasso usavam. Tintas, da Winsor & Newton, foram aproveitadas em telas pelos pelos pintores JMW Turner e John Constable.
Dayton Roger
Dayton Roger nasceu em outubro de 1964, em Araçatuba. Formado em matemática pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), viveu e frequentou o ambiente cultural e científico que permeia aquele campus.
Frequentou, sobretudo, os cursos de história da arte e cinema do professor José Sidney Leandro. Antes, já usava a aquarela como técnica, mas foi sobre a orientação e incentivo desse professor que decidiu, de forma natural, pela aquarela como principal meio de expressão artística. Mais informações sobre o artista plástico podem ser obtidas no site www.daytonroger.com.
Serviço
Exposição ‘Intersecção, Marília’
Vernissage: 07 de novembro, às 18h
Demais dias: de terça a sexta das 09h às 17h – sábado das 13h às 18h
Galeria de Artes (Complexo Cultural ‘Braz Alécio’ – avenida Sampaio Vidal, nº 245)