Esportes

MAC anuncia projeto de recuperação judicial para driblar dívidas

MAC anuncia projeto de recuperação judicial para driblar dívidas

O MAC (Marília Atlético Clube) deve tentar um processo de recuperação judicial para driblar grandes dívidas, especialmente trabalhistas, e contornar dificuldades financeiras.

A decisão foi anunciada em comunicado oficial após reunião do Conselho Deliberativo do clube, realizada na noite da terça feira.

O time, fundado em 1942, faz seu calendário com participações na Copa-SP, na terceira divisão do Campeonato Paulista e na Copa Paulista, enfrenta crise histórica, perdeu sede, clube e teve rendas blqoeuadas em ações trabalhistas que chegaram a criar risco de interdição judicial. 

Segundo o comunicado, a medida “irá colaborar com o clube no que diz respeito a planejamento de elenco e campeonatos, além de contribuir com a saúde financeira do clube”.

Ainda de acordo com a nota oficial, a proposta de recuperação judicial foi aprovada por unanimidade no conselho.

O clube é presidido pelo prefeito da cidade, Daniel Alonso, e tem como vice-presidente o assessor especial da prefeitura Alysson Alex Souza e Silva. Outros oito conselheiros são ligados à prefeitura. O MAC usa como sede o estádio municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal.

A convocação da reunião provocou uma série de especulações sobre eventual transformação do MAC em uma sociedade aberta, que permitiria atração de investidores e até controle empresarial do clube.

A recuperação judicial permite benefícios como suspender execuções de dívidas, permitir planejamento de longo prazo para pagamentos e dar fôlego financeiro às empresas beneficiadas.

O procedimento passou a atrair clubes de futebol e já envolveu nomes conhecidos, como o Sport, de Pernambuco.

Há riscos embutidos, como restrições de crédito e eventuais impasses sobre o planejamento dos pagamentos;