Em meio à Semana do Doador de Sangue – entre os dias 21 e 25 de novembro – o Hemocentro de Marília divulgou nesta quarta-feira um balanço de doações que aponta situação de alerta na maioria dos tipos sanguíneos em estoque.
A publicação, com dados do levantamento na terça-feira, dia 21, mostra duas situações com necessidade urgente de doadores: os tipos AB negativo, sem nenhuma bolsa – deveria ter pelo menos seis – e o A positivo – 55 bolsas quando o ideal seria ter 240 -.
Apenas o estoque do tipo AB positivo foi considerado confortável, com 25 bolsas armazenadas (o ideal é ter pelo menos 24 bolsas).
Mesmo para tipo O positivo, de maior prevalência entre a população, o estoque é considerado baixo. Tinha 120 bolsas, exatamente a metade das 240 consideradas ideais para atendimento em Marília e região.
O estoque de sangue B negativo tinha apenas três bolsas – o ideal é ter pelo menos seis – e o de O negativo mostrava 16 bolsas, quando deveria haver pelo menos 48.
O Hemocentro de Marília atende das 7h às 13h Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541 ou diretamente na sede do serviço, na Rua Lourival Freire, 240 – Fragata – Marília.