Marília

Defesa Civil de Marília interdita casas, avalia outras e alerta para risco de mais chuvas fortes

Muro de arrimo cedeu e condição de riscos interditou residências – Divulgação
Muro de arrimo cedeu e condição de riscos interditou residências – Divulgação

Um balanço da Defesa Civil de Marília divulgado nesta tarde indica cinco residências interditadas e outras duas em análise após o temporal da quarta-feira na cidade. O órgão divulgou ainda programa de contenção de danos em função da previsão de mais chuvas.

As interdições envolvem moradias no bairro Nova Marília III< especificamente em um quarteirão entre as ruas Louis de Queiroz e Almir Pinto, que tem residências em nível mais baixo de terreno e com muro de arrimo para suporte à construção das casas.

Não houve vítimas fatais e nenhuma pessoa das cinco famílias ficou ferida. A Prefeitura de Marília colocou abrigos à disposição dos moradores mas todos preferiram se alojar em residências de familiares ou de amigos.

“As famílias preferiram as casas de familiares ou de pessoas amigas. Queremos informar que, conforme alerta que nos chegou da Defesa Civil do Estado, novas chuvas irão ocorrer, pelo menos até sábado, com previsão de índice pluviométrico de até 120 milímetros”, avisou o coordenador da Defesa Civil de Marília, Adilson Simão.

O órgão divulgou ainda que foram mapeadas as áreas de risco e a administração avalia as características dos pontos, inclusive possui estratégia de prevenção e também de reação.

“Seguimos monitorando e contamos com o forte apoio do Corpo de Bombeiros de Marília. Alertamos para as pessoas tomarem muito cuidado com as descargas de raios, que estão mais comuns nesta época”, concluiu.

Segundo o levantamento, em curto período de tempo foram registrados mais de 30 milímetros de chuva. A cidade teve diversos pontos com queda de árvores, galhos e suspensão no fornecimento de energia.

A Defesa Civil do Estado aponta previsão de até 110mm de chuva acumulada na região no pe´riodo até dia 25. O alerta é provocado pela passagem de nova frente fria pelo Estado. OS temporais podem ser aocmpanhados por queda de raios e rajadas de vento, diz o órgão estadual.

O Instituto Nacional de Meteorologia incluiu a cidade em alerta de válido até a sexta-feira com chuva que pode chegar a 100 mm/dia na grande área do Estado atingida, além de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”