Três alunos da Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” foram premiados entre os finalistas do Prêmio Jovens Inovadores 2023 de incentivo a projetos e pesquisas de jovens a temas ligados à cooperação, cidadania e inovação em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A equipe ‘Nema Vision’ formada pelos estudantes Felipe Barbosa e Miguel Soares, do curso de Big Data no Agronegócio e Israel Nascimento, de Mecanização em Agricultura de Precisão, foi a 3ª colocada entre 20 participantes.
Os alunos apresentaram um software que identifica micro-organismos com uso de inteligência artificial. O projeto foi desenvolvido com orientação do professor doutor Carlos Eduardo Otoboni, especialista em nematologia e pesquisador do Laboratório de Monitoramento e Proteção de Plantas (LMPP) da Fatec Pompeia.
“Essa conquista não apenas nos enche de alegria, mas também reforça o compromisso e a qualidade que permeiam nossa instituição”, afirmou a diretora da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, a professora doutora Marisa Renaud Faulin.
Ela destacou ainda a dedicação e excelência dos professores orientadores. “Eles desempenham um papel fundamental ao incentivar os alunos a explorarem todo o seu potencial. Essa conquista é fruto do trabalho conjunto”.
SOLUÇÃO INOVADORA
A solução apresentada pelos alunos da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura” possibilita a identificação de nematoides, como são chamados os parasitas microscópicos de solo, através de amostras de imagens.
“Isso facilita o trabalho dos laboratórios de diagnóstico de nematoides, pois é um processo bem trabalhoso, cansativo e depende de especialistas no assunto, que são poucos no Brasil”, frisou Otoboni.
O professor orientador destacou que o projeto visa a automação do processo de análise e em breve pode estar à disposição do mercado. “Já está pronto. O que falta agora é encontrarmos interessados para escalar o produto”, destacou.