Marília

Marília atinge 40 mortes por Covid no ano e contágio constante

Marília atinge 40 mortes por Covid no ano e contágio constante

Uma mulher de 84 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, doença renal crônica e CA de ama, segundo notificação hospitalar, é a 4ª vítima da Covid em Marília em 2023. O óbito foi notificado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde da cidade com novo apelo para vacinação.

O alerta informa que a cidade apresenta contágio constante, mesmo que muito abaixo em relação aos anos de pandemia sem vacina, mas com gravidade perigosa e fatal para uma parcela da população.

Relata ainda que foram registrados 2.662 diagnósticos positivos de Covid, uma incidência média diária de oito casos por dia ao longo do ano.  E um óbito em cada intervalo de oito dias na média.

A Saúde contabiliza 86% da população imunizados na etapa primária e apenas 19% na etapa complementar. Aponta alto risco para uma parcela da população, classificada como grupo de risco.

Destaca grupos de pacientes que precisa de atenção redobrada: são os pacientes de risco. Fazem parte desse grupo pessoas com condições de saúde que debilitam o sistema imunológico, como pacientes em tratamentos contra o câncer, pessoas vivendo com HIV e com transplantes recentes e imunocomprometidos.

Além deles, também são considerados como grupo de risco pessoas com doenças crônicas, como diabetes, cardiopatias ou pneumopatias, hepatopatias, doença renal, asplenia anatômica ou funcional, doenças reumatológicas e autoimunes.