Arte & Lazer

Destino dos Famosos: Niterói, a cidade que une praias e museus

Reprodução/Instagram – 01.12.2023 Larissa Manoela, Jade Picon e Jaden Smith em Niterói
Reprodução/Instagram – 01.12.2023 Larissa Manoela, Jade Picon e Jaden Smith em Niterói


Niterói é uma cidade rica em história e cultura, chamada carinhosamente também de “Cidade Sorriso”. Localizado no estado do Rio de Janeiro , a história do município começa com a aldeia fundada por Arariboia, um chefe indígena, que recebeu a posse solene em 1573. A aldeia foi denominada São Lourenço dos Índios, sendo o primeiro núcleo de povoamento.

Anos depois, em 1834, a cidade se tornou capital do Império do Brasil. No entanto, em 1975, Niterói deixou de ser a capital do estado do Rio de Janeiro, por causa da fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio.

Hoje, Niterói é uma cidade grande e bastante procurada pelos turistas por suas belezas naturais e também monumentos arquitetônicos, como o Museu de Arte Contemporânea, cujo edifício foi idealizado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do estado do Rio, atrás apenas da capital e de Búzios . Larissa Manoela, Marcelo D2, Nicole Bahls, Jade Picon e muito outros famosos já passaram pelo destino, incluindo internacionais, como Zendaya e Jaden Smith.


Atrações

“Atualmente a zona central, a zona sul e a região oceânica são os locais com maior infraestrutura para receber visitantes. Nessas regiões os turistas encontram atrativos histórico-culturais e naturais”, afirmam as turismólogas Cathiane Santos e Joyce Braga, que estão à frente da Contos de Guia, agência que apresenta Niterói para os turistas.

As guias compartilham alguns dos locais que merecem ser visitados na região, sendo eles:

  • Museu de Arte Contemporânea (MAC/RJ);
  • Caminho Niemeyer;
  • Museu de Arte Popular Janete Costa;
  • Museu do Ingá;
  • Solar do Jambeiro;
  • Ilha da Boa Viagem;
  • Campo de São Bento;
  • Parque da Cidade;
  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra;
  • Forte São Luís;
  • Igreja N. S. da Conceição;
  • Praia de Piratininga;
  • Praia de Itacoatiara;
  • Costão;
  • Praia do Sossego.

“Parque Histórico Monte Bastione, Horto do Fonseca e as Praias de Itaipu”, completa a lista Renato Lima, guia de turismo e assessor de turismo da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo).

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói se destaca como um ícone da cidade — uma criação futurista de Niemeyer que se tornou referência na arquitetura moderna global. O Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico estendido ao longo da orla, é outro marco cultural da cidade projetado pelo renomado arquiteto.

Ilha da Boa Viagem, em Niterói
Caminho Niemeyer
Praia de Piratininga
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Museu do Ingá
Solar do Jambeiro
Museu de Arte Contemporânea (MAC/RJ)
Praia do Sossego em Niterói
Praia de Itacoatiara

Já o Museu de Arte Popular Janete Costa celebra a arte popular brasileira, enquanto o Museu do Ingá, localizado no Palácio Nilo Peçanha, preserva a história local. O Solar do Jambeiro, uma construção notável do século 19, representa história e arte no bairro de São Domingos.

Além dos museus, Niterói oferece ainda locais históricos como a Ilha da Boa Viagem, — tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) —, e as fortalezas de Santa Cruz da Barra e São Luís, — que remontam aos séculos 16 e 17.

Os espaços verdes também são marcantes, como o Campo de São Bento, um jardim público urbano tombado pela prefeitura; e o Parque da Cidade, uma área de preservação ambiental no alto do morro da Viração, com uma vasta extensão natural para explorar.

“Como Niterói é a segunda cidade com mais obras de Oscar Niemeyer, visitar esses atrativos é uma ótima opção. Além disso, os visitantes podem realizar visitas guiadas nos museus e fortes, se aventurar nas trilhas, saltar de asa-delta no Parque da Cidade ou até mesmo curtir as lindas praias da cidade”, explicam as guias.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma construção colonial que abriga um museu de arte sacra, porém este só está acessível para visitação uma vez por mês. Já o Parque Histórico Monte Bastione é composto por 14 espaços culturais e construções históricas que oferecem uma imersão na história e cultura local.

O Horto do Fonseca oferece diversas atrações como pistas de skate, áreas para caminhada, playground, quiosques e outras estruturas de lazer para os frequentadores.

As praias de Piratininga e Itacoatiara oferecem experiências distintas: Piratininga, a maior da região, possui um calçadão com diversos quiosques servindo pratos à base de frutos-do-mar, enquanto Itacoatiara é conhecida por suas águas claras e excelentes ondas para o surfe.

O Costão de Itacoatiara é um ponto de referência para trilhas e contato com a natureza, oferecendo vistas panorâmicas e extensões litorâneas amplas, sendo um dos destinos mais populares em Niterói para os amantes da natureza.

Já a Praia do Sossego, situada entre Piratininga e Camboinhas, é uma pequena praia de acesso por trilha ou mar, que proporciona um ambiente tranquilo e isolado para os visitantes.

A Praia de Itaipu, considerada um tesouro escondido em Niterói, é cercada por belas montanhas e vegetação exuberante. Os locais mais visados no destino são o Museu de Arte Contemporânea, Caminho Niemeyer, Parque da Cidade e Fortaleza de Santa Cruz.

O que fazer de dia e de noite?

O guia Renato, da Neltur, afirma que todos os locais são indicados para visitas diurnas. Mas, para quem gosta de algo à noite, aproveitar os bares e restaurantes da Rua Nóbrega ou da Orla de São Francisco, também é uma alternativa, além dos polos gastronômicos como São Francisco, Jardim Icaraí, Rota Gastronômica da região oceânica e o Mercado Municipal da cidade.

“Niterói possui opções para todos os orçamentos. Alguns espaços oferecem ingressos gratuitos em dias específicos. O transporte público também é uma ótima opção para se locomover pela cidade e economizar”, afirmam as especialistas.

Preço médio e conselhos

“A cidade é muito barata para fazer turismo, tendo em vista que a maioria de seus atrativos são gratuitos e a média dos ingressos dos atrativos pagos é de R$ 12”, salienta Renato.

“Se estiverem hospedados no município do Rio de Janeiro, venham para Niterói utilizando as barcas, é um passeio diferente. Para conhecer melhor os atrativos e história da cidade, o ideal é contratar guias de turismo da cidade. Também fiquem atentos ao cronograma de eventos”, aconselham.

Verão e primavera são as melhores estação para aproveitar as praias do destino, afirmam, e nos dias mais frios, os museus e centros culturais. Mas Niterói é um destino para o ano todo.

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo