Marília

Famema empossa primeiros professores contratados por concurso

Famema empossa primeiros professores contratados por concurso

Os primeiros 14 professores contratados a partir de concurso para a autarquia estadual Famema (Faculdade de Medicina de Marília) tomaram posse nos cargos em solenidade simples mas em momento histórico para a instituição.

Diretores da Famema, docentes, representantes dos diretórios acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, estudantes e familiares dos professores contratados prestigiaram o evento.

A medida provoca início de um novo modelo de gestão, que elimina a atuação de fundações de apoio, cria vínculos mais fortes e deixa a equipe de docentes 100% vinculada ao governo do estado e à autarquia, estadualizada em 1994.

“Desde 2008 a Instituição aguardava por essa modalidade de contratação. Finalmente o Governo do Estado autorizou. Considero essa etapa mais uma conquista histórica. Agradeço o apoio e a confiança de todos, em especial dos estudantes e dos docentes, que jamais desistiram dessa pauta para a nossa Instituição”, enfatizou o Diretor Geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz.

No início de janeiro mais 11 professores tomarão posse e serão efetivados nos seus cargos. Eles foram contratados a partir de concurso autorizado em 2022com a previsão de contratação de 75 professores. Todas as etapas dos certames foram realizadas.

O formato de contratação segue a Lei Complementar nº 1072, de 11/12/2008,  para os trâmites realizados nos concursos públicos de provas e títulos para provimento de cargos efetivos de professores nas modalidades Professor Adjunto Doutor e Professor Assistente Mestre no Quadro de Pessoal Docente da Famema.

A Faculdade, criada em 1966, nasceu vinculada a uma fundação municipal – a Fumes – que foi responsável pela gestão de pessoal por décadas e ainda atua com alguns contratados e serviços. Uma crise financeira na fundação inviabilizou novas contratações e a faculdade acabou vinculada a uma nova instituição, a Famar, uma fundação privada de apoio à faculdade.

A situação criou uma condiçãpo bizarra em que a faculdade e o Hospital das Clínicas poassaram a ser geridos por duas autarquias e duas fundações com diferentes níveis de problemas administrativos.Os concursos e contratações são um passo importante na solução para a atuação da faculdade.