Marília

Doreto Campanari, falecido em 2021, dá nome a novo bairro na zona norte de Marília

Doreto Campanari, falecido em 2021, dá nome a novo bairro na zona norte de Marília

A Câmara de Marília aprovou na noite da segunda-feira projeto que dá o nome do médico e deputado federal constituinte Osvaldo Doreto Campanari a um novo loteamento a ser implantado na zona norte da cidade, próximo a bairros de perfil popular.

A medida, aprovada por unanimidade e lançada como iniciativa da mesa diretora, resgate nome de político que saiu de Marília para destaque nacional entre os anos 70 e 90 e que faleceu em 2021 aos 91 anos.

O bairro Residencial Altos do Palmital – Doreto Campanari foi regulamentado por um decreto municipal e sua implantação avançava pelos incorporadores sem a definição de legalização de nomes para identificação também das vias internas.

Além da homenagem ao deputado, terá mais nomes lembrados e eternizados nas ruas. Não há informações sobre prazos de implantação.

Doreto nasceu em Marília, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná e desenvolveu uma longa carreira como oftalmologista, que envolveu atendimento também na região.

De modo paralelo a esse desenvolvimento profissional, iniciou uma carreira política com histórico de mandatos e grandes enfrentamentos nacionais.

Lutou contra a Ditadura Militar em uma época que pouco se falava disso na região. Viajou em pequenos carros com grandes líderes, como o ex-governador de São Paulo Mário Covas.

doreto_1553966349.pngDoreto foi vereador, deputado estadual, deputado federal e em 1986 foi eleito para deputado federal constituinte. Atuou em diferentes comissões, mas especialmente na de combate a questões de preconceito e inclusão.

Ganhou visibilidade nacional em conflitos com o ex-governador Orestes Quércia, com quem o deputado mariliense rachou a ponto de perder apoio e articulação para uma potencial candidatura a prefeito em 1988.

Por conta de todo esse histórico, acumulou situações de homenagem e reconhecimento, a mais recente delas com a entrega da medalha do Mérito Cívico, feita pela Câmara de Marília no ano de 2018.

Casado com dona Ester, pai de cinco filhos, o oftalmologista enfrentou em 2019 um período de internação e acompanhamento depois de ter sofrido um AVC, além de outros problemas de saúde que tiraram dele a mobilidade e mesmo a capacidade de se comunicar com os amigos e admiradores que ainda frequentam sua casa, no bairro Salgado Filho.