Marília

Ministério anuncia repasse extra para combate à dengue em Marília

Ministério anuncia repasse extra para combate à dengue em Marília

O Ministério da Saúde vai destinar R$ 211.426,96 para ações de fortalecimento da vigilância e enfrentamento a arboviroses – como dengue, chikungunya e Zika – em Marília.

Os valores integram um repasse extra de R$ 22,2 milhões para 52 municípios paulistas e serão efetivados até o fim deste ano, em parcela única. 

Acompanha monitoramento do cenário dessas doenças no Brasil é uma ação constante da pasta, que está em alerta para o início do período de chuvas, quando o número de casos, tradicionalmente, começa a aumentar.

Os estados e municípios recebem valores anuais do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, que financia a execução das ações.

Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de recurso financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde, relativo ao apoio financeiro para as ações contingenciais de vigilância e prevenção de endemias com ênfase em arboviroses. Os recursos serão formalizados por meio de portaria nos próximos dias.

Em 2023, até a semana epidemiológica 49, encerrada em 9 de dezembro, a cidade registrou 2941 casos de dengue, com cinco óbitos. Em 2022 haviam sido 1.031 confirmados e um óbito.

VACINA

Também prioritária para o governo federal, a análise da vacina Qdenga está sendo feita pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). 

A pasta monitora atentamente as novas tecnologias que podem auxiliar no enfrentamento às doenças e abriu consulta pública nesta sexta-feira sobre a proposta de incorporação do imunizante no SUS.