Marília

Santa Casa espera acelerador linear e mostra avanços de radioterapia

Santa Casa espera acelerador linear e mostra avanços de radioterapia

A Santa Casa de Marília deve receber ainda neste mês um acelerador linear, equipamento de radiação a partir de corrente elétrica, um dos destaques na ala de radioterapia em construção no hospital.

A projeção foi apresentada durante vistoria técnica do Ministério da Saúde sobre andamento das obras da nova ala. O coordenador, Leonardo Barroso Hardman Vianna, acompanhou apresentação dos dados e a indicação de 87% do projeto concluído.

A chegada do equipamento vai permitir conclusão de obras do bunker onde o acelerador será instalado, uma das etapas finais de alvenaria.

Pintura das paredes e tetos, realização do serviço de jardinagem e implantação da calçada externa estão entre as ações atuais neste momento.

A nova unidade fica ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril.

Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília.

O hospital foi incluído no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras no início do ano passado.

Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília devem ser entregues no primeiro quadrimestre de 2024.