Mulher

Respeitar a privacidade dos filhos nas festas também é educar

FreePik Pais não devem forçar criança a interagir com quem ela não quer
FreePik Pais não devem forçar criança a interagir com quem ela não quer


Nas festas de final de ano, família e amigos se reúnem para trocar presentes, atualizar as conversas e fortalecer os laços afetivos. Porém, para muitas pessoas, essa é uma das raras oportunidades de encontrar parentes mais distantes o que, para as crianças, é a mesma coisa de se encontrar com desconhecidos.

A especialista em Neurociência e Desenvolvimento Infantil, Telma Abrahão, alerta os cuidadores que não importa o grau de parentesco ou o nível de amizade que eles têm com essas pessoas, mas se elas não estão presentes no dia a dia, para as crianças, são estranhos: “Nesses encontros, muitos pais forçam os filhos a beijar e abraçar um tio ou primo distante contra a vontade, o que faz com que o pequeno se sinta desrespeitado. O que muitos interpretam como vergonha ou falta de educação, é, na verdade, desconforto e desconfiança natural diante de algo novo”.

Essa situação não é exclusiva em reuniões familiares. Nessa época do ano, é comum ver filas nos shoppings para tirar foto com o bom velhinho, que para alguns, é uma figura aterrorizante: “Algumas crianças têm medo de Papai Noel e mesmo assim são pressionadas a sentar em seu colo e abraçá-lo. Elas choram, gritam e ainda levam bronca por fazer ‘escândalo’”, explica Telma.

Para que os encontros festivos sejam tranquilos e sem traumas, Abrahão orienta que novas pessoas devem ser apresentadas aos pequenos, mas sem coagi-los a demonstrar um afeto que não existe: “Acolher os medos e desejos das crianças é extremamente importante para que ela se sinta à vontade para expressar o que sente e aprenda a dizer não em situações em que se sente ameaçada. Os laços com outras pessoas devem ser criados e fortalecidos de forma natural, respeitando o tempo e limites da criança”, orienta.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher