Marília

‘Ofereça amor’ – Bispo defende acolhimento no Natal, pede esperança e fraternidade

Dom Luiz durante celebração em Marília – érica MOntilha/Diocese de Marília
Dom Luiz durante celebração em Marília – érica MOntilha/Diocese de Marília

O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, 61 anos, diz em entrevista ao Giro Marília que o Natal deve ser lembrado como ‘ambiente simples e acolhedor do nascimento de Jesus’ e que é preciso oferecer amor e paz.

Dom Luiz, que completou em 2023 dez anos à frente da Diocese, disse que além das reflexões do Natal é preciso ter atitude para reconhecimento de todos como irmãos e irmãs; Veja abaixo a íntegra da mensagem.

Giro Marília – Natal é tradicionalmente um tempo de reflexões para cristãos. Qual seria sua mensagem de reflexão para Marília e região?

Dom Luiz Antonio Cipolini – O Natal é uma passagem! Uma jornada do Espírito da treva à luz; da vingança ao perdão; da separação à união do amor.

Quando a comercialização desta época do Natal tornar opressiva demais, nos coloquemos no ambiente simples e acolhedor do nascimento de Jesus!

Lembremo-nos do que realmente importa: Natal é tempo de tocar as mãos e os corações! Ofereça amor, acolhida e paz para os que estão ao seu redor!

Giro Marília – Mais que estes pensamentos, como deve ser a prática a partir destas reflexões?

Dom Luiz – Quando nos reconhecemos irmãos e irmãs uns dos outros sabemos que temos um Pai no céu que cuida de nós! Este zelo de Deus para com a humanidade torna-se evidente do Natal! No nascimento de Cristo, Deus é conosco.

Giro Marília – Qual sua análise para 2023 e o que o senhor projeta para 2024?

Dom Luiz – O ano de 2023 foi marcado de desafios para a humidade, mas também foi uma oportunidade que Deus nos concedeu para vivermos para Ele.

Nos dias de 2023 tivemos a graça de manifestar por meio de nossa presença a luz de Jesus! Para o próximo ano projeto justamente isso: que todos nós alimentemos a esperança de um mundo melhor e que, no cotidiano de nossas vidas, cada um busque o amor e o respeito para com todos!

Giro Marília – O que os fiéis e a população em especial podem esperar da Diocese e paróquias para 2024?

Dom Luiz – Que os fiéis e a população esperem de nossa Diocese e de nossas paróquias a proximidade! O Natal é a festa da proximidade do amor de Deus; por isso, como pastor diocesano, desejo que nossos clero, pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais manifestem a proximidade de Deus por meio da oração e no serviço generoso a todo a sociedade, exercendo a caridade principalmente com os mais pobres, necessitados e oprimidos.

Giro Marília – E qual seria sua mensagem ao clero, diáconos e demais pessoas ligadas à organização e estrutura das paróquias e Diocese?

Dom Luiz – Minha mensagem é de esperança! A esperança que brota do amor, que no Natal se faz Menino, e que nos ajuda a reconhecer-nos como irmãos e irmãs!

Inclusive, a partir do próximo mês de fevereiro, com a Quarta-feira de Cinzas, no período quaresmal, a Igreja do Brasil nos propõe a Campanha da Fraternidade (CF).

Em 2024, a CF tem como tema “Fraternidade e amizade social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

Deste modo, quero destacar, nesta mensagem natalina, a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial, propõe um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. Neste mesmo espírito de fraternidade, desejo a todos um Santo e Feliz Natal repleto de perdão, acolhida e afeto!