Marília

Procon tem queda de casos e solução de 82% de impasses de consumo em Marília

Procon tem queda de casos e solução de 82% de impasses de consumo em Marília

Um balanço divulgado pelo Procon de Marília mostra que a cidade registrou 42.076 atendimentos com queixas de consumidores, um número 7% menor que o de 2022, quando foram feitas 45.205 casos.

As principais reclamações estiveram relacionadas a assuntos financeiros, com 11.667 registros, seguido por produtos, com 8.659 queixas, e serviços privados, com 8.362 reclamações.

O documento indica ainda que em 82% dos casos foi alcançada a solução a partir do órgão.

“Estamos extremamente satisfeitos com os avanços conquistados em 2023. Nosso índice de solução reflete o empenho incansável da equipe do Procon Marília em assegurar a justiça e a defesa do consumidor”, disse.

O ano teve ações de destaque como o movimento nacional de renegociação de dívidas que atingiram contratos com valor total de R$ 8 milhões.

O trabalho de orientação e atendimento aos casos de super endividamento teve ainda assinatura de convênio com Univem para audiências de conciliação e negociação.

Guilherme Moraes destacou iniciativas que vão além das demandas, como a pesquisa mensal de comparação de preços dos produtos da cesta básica, além de levantamentos sobre Natal e material escolar.

“Essa iniciativa representa uma ferramenta valiosa para os consumidores, promovendo transparência e auxiliando na tomada de decisões informadas.”