Marília

Concursos atraem talentos locais, do Estado e outras regiões para Famema

Concursos atraem talentos locais, do Estado e outras regiões para Famema

As relações de candidatos aprovados e o início de contratação de professores concursados na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) mostra que a instituição atrai talentos locais e também nomes com formação e atuação em grandes instituições do Estado e de fora de São Paulo.

Universidades estaduais do Paraná, Rio de Janeiro e Minas são algumas das instituições citadas em currículos dos aprovados. 

Os concursos também trazem para a cidade professores com títulos de mestrado e doutorado, mas jovens, com muitos anos a dedicar para a carreira, o que abre também boas perspectivas para pesquisa científica. 

Os primeiros convocados tomaram posse em solenidade realizada no dia 7 de dezembro, no Auditório Dr. Mário Alberto Cosentino. Mais professores concursados tomarão posse nos próximos dias.

O formato de contratação segue legislação que envolve provas e análise de títulos, para provimento de cargos efetivos de professores nas modalidades Professor Adjunto Doutor e Professor Assistente Mestre no Quadro de Pessoal Docente da Famema.

Em 2022, o Governo do Estado autorizou a realização de concursos para a contratação de 75 professores para a Faculdade de Medicina de Marília. Todas as etapas dos concursos foram realizadas, e agora, os aprovados passam a ser contratados.

Entre os primeiros 14 professores contratados por concurso, 12 não possuíam nenhum vínculo com a Famema ou com a Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília). 

Mas há profissionais da cidade, com vínculo de formação na Unimar, por exemplo, e já com currículo de pesquisa, estudo e desenvolvimento da carreira. A lista de aprovados tem ainda nomes de São Paulo, Botucatu, Uberlândia/MG, Guarapuava/PR e de cidades da região de Marília.

De acordo com o Diretor Geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, os professores aprovados nos concursos foram rigorosamente avaliados em provas escritas, aulas didáticas e análise de currículos com os requisitos exigidos no edital. 

“A procura pelos concursos superou nossas expectativas. Certamente, agora, com as contratações dos professores, manteremos a qualidade que a instituição sempre priorizou na formação acadêmica, nos programas de residências médica e multiprofissional e nos programas de mestrado acadêmico e profissional”, disse o diretor. 

Valdeir disse ainda ter certeza de que todos os professores aprovados nos concursos possuem o perfil e a qualidade desejados pela Famema”, concluiu o diretor.