Arte & Lazer

Rio: Museu do Amanhã prepara programação para o período de férias

Divulgação Museu do Amanhã, fica localizado no Centro do Rio de Janeiro
Divulgação Museu do Amanhã, fica localizado no Centro do Rio de Janeiro


Em tempo de férias escolares, as crianças e os adolescentes precisam de atividades atraentes para se divertir no período. Uma das possibilidades é ir ao Museu do Amanhã, que desde a sua inauguração, no dia 17 de dezembro de 2015, tem recebido este público com muitos eventos.

O espaço cultural, na Praça Mauá, região portuária do Rio, preparou para este mês de janeiro, uma programação com duas exposições e diversas atividades do projeto “Brincar é Ciência”.

Na próxima terça-feira (9), será inaugurada a exposição “Arte de Código Aberto”, que seguirá até o dia 21 de abril. A mostra é um trabalho individual do artista-programador Vamoss, instalado no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) e apresentado pelo banco Santander.

“É uma oportunidade para o público compreender e ver de perto como operam os programas que influenciam o dia a dia da sociedade em áreas essenciais como nas máquinas hospitalares, nas escolas, nos celulares e nas redes sociais, por exemplo”, destacaram os organizadores.

Formado em design e mestre em economia criativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio (ESPM-Rio), o artista-programador Vamoss é doutorando em artes visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ).

Vamoss também é diretor de tecnologia na SuperUber, produtora com foco em experiências interativas em arte, tecnologia, arquitetura e design. Desde 2011, o artista contribui para projetos de museus em todo o mundo.


Imersão

A outra exposição é a “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, que será inaugurada no dia 30 de janeiro. Segundo os organizadores, a mostra “vai levar o público a um passeio pelas florestas, pelo solo e pela vida dos animais”. A exposição pode ser visitada até 2 de junho deste ano.

O público vai poder reforçar os seus sentidos no projeto que foi idealizado e desenvolvido pelo Sensory Odyssey Studio. Os visitantes vão passar pela parte visível da floresta, por dentro do solo e conferir a dança dos insetos por meio de painéis informativos, sons característicos, cheiros e acervo entomológico, que é uma coleção científica formada por insetos.

“A exposição é uma versão reduzida de Odisseia Sensorial, que estreou em Paris , em parceria com o Museu Nacional de História Natural, e foi exibida em Singapura “, completaram os organizadores.

Brincadeiras

As atividades se estendem ao projeto “Brincar é Ciência”, apresentado pela ArcelorMittal. A programação está prevista para todas as terças, sábados e domingos de janeiro.

Na próxima terça-feira (9), os visitantes vão poder participar da homenagem ao Dia do Astronauta. Haverá uma oficina para construir naves espaciais e aprender sobre a profissão. O público poderá se divertir ainda com uma oficina de colagem e outra de holograma portáteis.

No dia 14, em mais uma oficina lúdica com música, será a vez das crianças entre 3 e 6 anos, que participarão também de uma roda de contação de histórias. A programação prevê atividades até o dia 30 deste mês. Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria do Museu do Amanhã.

Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) e Facebook

Fonte: Turismo