Marília

Saúde anuncia plano e mais vistorias contra dengue em Marília; casos e queixas aumentam

Saúde anuncia plano e mais vistorias contra dengue em Marília; casos e queixas aumentam

A Secretaria Municipal de Saúde de Marília divulgou nesta quinta-feira comunicado em que prevê “novo plano de contingência” e capacitação de equipes em janeiro e fevereiro e informa ‘aumento de vistoria e bloqueio de casos’.

O comunicado circula dois dias depois de divulgar boletim com crescimento acelerado dos casos de dengue e 45 dias após um alerta do governo federal com projeções de crescimento da doença,

A pasta informa ainda programa de vistorias em bairros e residências com atuação de 115 agentes e bloqueio de casos com identificação de suspeitos e orientação em áreas próximas. Não foram divulgados dados sobre vistorias, cronograma de ações, mapa ou planejamento de visitas por bairros.

A onda de casos cria pontos de muitas queixas, como no Jardim Acapulco, em que já existe mobilização de moradores com maior pressão por medidas e controle.

Segundo o comunicado, o Grupo de Vigilância em Saúde da Secretaria “está elaborando um novo Plano de Contingência” e prevê envolver diversos setores do município no combate para reduzir a proliferação do mosquito.

O documento diz que a Saúde considerou atípico o volume de chuva e onda de calor em dezembro, (dois fatores que estimulam aumento da população de Aedes aegypti), e a cidade registrou neste ano 62 casos positivos contra 38 do ano passado.

Na terça-feira, 16, ocorreu uma reunião para elaboração de um novo Procedimento Operacional Padrão para Enfermeiros da Rede Municipal.

“Com objetivo de planejar, instruir e padronizar as ações e processos das equipes de enfermagem que prestarão assistência aos pacientes suspeitos ou com dengue, melhorando a assertividade dos diagnósticos, para uma detecção mais precisa dos focos e locais de contágio, bem como o acompanhamento desses pacientes que precisam de assistência de qualidade”, explicou a responsável interina pela Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Camila Servoni,

Todos os enfermeiros da rede ainda vão passar por reunião preparatória e de capacitação na próxima terça-feira dia 23. Na mesma data haverá encontro com diversos setores da Secretaria para montagem do Plano de Contingência Municipal para Arboviroses de 2024.

Outra ação está programada para fevereiro, com previsão do manejo clínico da dengue para profissionais de Saúde da rede de Atenção Básica, com convite estendido também aos profissionais dos serviços de urgência municipal (UPA e PA).

Segundo a Vigilância Ambiental, as vistorias domiciliares incluem plantões de fim de semana para atuação também aos sábados para acelerar a coberturas.

A Saúde voltou a pedir ajuda da população no combate a uma possível epidemia mais grave de dengue em 2024.

Em caso de sintomas da dengue, como Febre alta (maior que 38.5ºC), Dores musculares intensas, Dor ao movimentar os olhos, Mal estar, Falta de apetite, Dor de cabeça e Manchas vermelhas no corpo, o cidadão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.