Marília

Feliz dia do...- Campanhas especiais podem ampliar vendas em mais datas comemorativas

Feliz dia do...-  Campanhas especiais podem ampliar vendas em mais datas comemorativas

Você já decidiu o que vai comprar para o dia do filho, da avó ou do amigo? Vai comemorar o dia do pão e o da cerveja na sua casa? Acostum-ese a estas e mais datas que podem começar a aparecer no calendário comercial e na publicidade.

Além das famosas datas mais famosas e badaladas – como dia das mães, pais, namorados ou crianças – a Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) destaca que alguns dias podem ter apelo para públicos específicos, alguns presentes e incentiva lojistas a estarem prontas para estes momentos. 

“Depende do segmento e da criatividade de cada um. Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajuda o empresário a se antecipar para não perder o ‘timing das oportunidades”, disse o superintendente da associação, José Augusto Gomes.

Setor da alimentação pode explorar as diferentes datas que além do pão (16 de outubro), o dia do chocolate (7 de julho), pizza (10 de julho) ou do sorvete (23 de setembro).

Algumas datas já mostram crescimento ano a ano, como Dia Internacional da Mulher (Dia 08 de março) ou então o Dia do Consumidor (15 de março), mas que tal explorar o Dia Internacional da Felicidade, dia 20, também em março?

Nos esportes, o ano tem os jogos olímpicos, além das competições de rotina. Grande festas vão de São João, forte nas tradições brasileiras, e Saint Patrick Day, uma festa importada e que ganha atração para fãs de cerveja.

“Para auxiliar nesse planejamento, é recomendado que o empreendedor organize um calendário personalizado para o próprio negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias com mais eficiência”, orienta o superintendente.

Existem até dias em que o consumidor precisa entrar na loja e já cumprimentar. E se quiser presentear, é só fazer uma compra, como em 16 de julho, dia do Comerciante, ou dia 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.