Marília

Saúde - Melhor Horário faz um ano com grandes números e promessas não cumpridas

Saúde - Melhor Horário faz um ano com grandes números e promessas não cumpridas

O programa Melhor Horário, que oferece atendimento estendido na unidade de saúde do bairro Nova Marília, completa um ano nesta terça-feira, dia 23, divulga números grandiosos de atendimentos feitos pelas equipes de profissionais mas deixa de cumprir duas das promessas políticas feitas no lançamento: ser levado a mais bairros e desafogar UPA e PA Sul.

Apresentado em 2022, o projeto oferece atendimento das 17h às 22h na unidade. Segundo a prefeitura, neste ano o Melhor Horário atendeu 19.437 pessoas ao longo de 2023, vindo de todas as partes da cidade que não contam com o serviço.

Na inauguração, a prefeitura anunciou que “em breve” seria levado para outras três unidades para atender as quatro regiões da cidade. Deveria funcionar na UBS Chico Mendes (Rua Amador Bueno, 1.085), UBS Santa Antonieta (Rua Berta de Camargo Vieira, 595) e UBS São Judas Tadeu (Rua Ribeirão Preto, 510).

O primeiro ano registrou ainda 6.019 consultas de enfermagem, das quais apenas 219 com agendamento; 5.800 consultas médicas, das quais apenas 1.668 agendadas.

As consultas resultaram em 98 encaminhamentos para emergência, 1201 encaminhamentos para especialidades e 9.548 solicitações de exames laboratoriais.

A equipe do Melhor Horário também atendeu 1.534 pessoas com vacinação e 7.465 pacientes que receberam procedimentos como administração de medicamentos, curativos, aferição de pressão arterial, dextro, pós consulta, orientação de recepção, entre outros.

Na inauguração, a prefeitura anunciou ainda que o projeto seria adotada para desafogar o PA Sul e a UPA Norte, que deveriam atender apenas casos de urgência e emergência. Como o projeto não avançou e nem houve aumento nas equipes da saúde básica, durante todo o ano UPA e PA denunciaram sobrecarga e foram suporte em consultas e outros procedimentos.