Marília

Dia do Aposentado - Servidores criticam prefeitura em Marília; "comemorar o quê?"

Dia do Aposentado - Servidores criticam prefeitura em Marília; "comemorar o quê?"

A comemoração do Dia Nacional dos(as) Aposentados(as) rendeu um protesto de servidores municipais divulgado em mensagem do sindicato da categoria com críticas aos atrasos de pagamentos, baixo valor de vale e outros problemas,

A mensagem foi acompanhada por relatos de servidores que apresentaram detalhes sobre as dificuldades.

O pintor Hilton dos Santos Ferreira- 20 anos de serviços prestados e aposentado há nove – criticou gastos públicos em meio à crise na relação com os servidores.

“Eles vão gastar mais de R$ 230 mil para colocar um painel eletrônico no campo do MAC (Marília Atlético Clube) e entendemos que isso não é prioridade. Estamos sofrendo há oito anos, com atraso nos salários, nos benefícios. Nossa prioridade é o medicamento, o alimento na mesa, o transporte para o médico e outras questões. Não é painel de led em campo de futebol”, desabafa.

A pensionista Solange Sparapan enfrenta a mesma situação. Para ela, a data deveria ser celebrada, mas não há o que comemorar.

“Na nossa aposentadoria está difícil descansar e aproveitar, porque os salários estão sendo pagos sempre atrasados. A gente fica apreensivo, porque a gente tem de pagar água, energia, aluguel e ainda cuidar da família”, desabafou.

A data foi instituída no dia 24 de janeiro de 1923, em referência à primeira norma brasileira da Previdência Social, sob o nome Lei Eloy Chaves.

A lei brasileira assegura direitos das pessoas que muito trabalharam para o desenvolvimento da nação brasileira, seja no setor privado ou nos serviços públicos.

A publicação do sindicato lembrou atrasos recorrentes de pagamentos e auxílio saúde, até o 13° salário ao final do ano.