Marília

Veterinário Raul Girio, professor, pesquisador e coordenador na Unimar, morre aos 71 anos

Veterinário Raul Girio, professor, pesquisador e coordenador na Unimar, morre aos 71 anos

O médico veterinário Raul José Silva Girio, 71 anos, professor, pesquisador com longa carreira na Unesp e coordenador de Pós-Graduação na Unimar (Universidade de Marília) faleceu em Jaboticabal, onde vivia, aos 71 anos.

Gírio, que deixa a esposa Maria Aparecida e a filha, Thaís, foi prefeito naquela cidade, e pesquisador com repercussão internacional. Em Marília era Coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal, Produção e Ambiente

As informações sobre a morte dizem que ele estava bem, mas sofreu um AVC. O falecimento repercutiu nas duas cidades.

Em Jaboticabal, Girio é homenageado por autoridades e moradores. Em Marília, a perda provocou mensagem de pesar da Unimar, alunos, docentes e pesquisadores.

“Uma grande referência na Área da Medicina Veterinária do país. A comunidade da Universidade de Marília teve a oportunidade de conviver com o Prof. Raul. Um grande homem, excelente um professor e muito ético, que sempre tratou muito bem e com respeito todos seus pares. Que Deus possa confortar o coração de seus familiares e amigos”, diz a nota da Unimar.

Filho de Lauro Silva Viro e Margarida Pedagi Girio, o pesquisador nasceu no dia 1 de julho de 1952. Formado em Veterinária pela Faculdade da Unesp em Jaboticabal, era mestre e doutor pela USP, com especialização em saúde pública.

Desenvolveu 32 projetos de pesquisa como membro do grupo de pesquisadores da Unesp, da USP e das Universidades do Texas, EUA, e de Toronto, Canadá. 

Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, por 15 anos. Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da UNESP por 12 anos, era membro da Sociedade Brasileira Microbiologia, SBM. 

Foi Membro do Comitê de Leptospirose do Ministério da Saúde. Teve atuação na área de Medicina Veterinária Preventiva, principalmente junto às disciplinas de graduação de Epidemiologia Geral e Especial, Epidemiologia das Enfermidades Infecciosas dos Animais.

O velório é feito no Complexo Funerário Terra Nossa e o sepultamento será realizado às 10h30 deste domingo no Cemitério Municipal de Jaboticabal.